04/07/2010 - 08h25

Técnico da Holanda aponta Uruguai 'perigoso' e afasta euforia por semi

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Bert Van Marwijk elogiou Uruguai e disse que rival da semifinal não se destacou na Copa por sorte

    Bert Van Marwijk elogiou Uruguai e disse que rival da semifinal não se destacou na Copa por sorte

Após a vitória por 2 a 1 sobre o Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo, a Holanda ainda está eufórica. A classificação aumentou a confiança da torcida em um possível título, mas o técnico Bert van Marwijk faz questão de afastar qualquer comemoração antecipada. O treinador aponta o Uruguai, adversário na semifinal, como um adversário perigoso.

Classificado após uma partida dramática contra Gana, decidida apenas nos pênaltis, o Uruguai não chegou às semifinais por sorte, segundo van Marwijk. O técnico diz conhecer alguns atletas da Celeste Olímpica e ressalta que o confronto pela vaga na decisão do Mundial não será fácil.

“Nós já vimos jogos do Uruguai e eu conheço alguns jogadores. Será um jogo muito perigoso. A euforia em casa é grande no momento e é bom estarmos tão longe para não testemunharmos isso, porque nós realmente precisamos nos concentrar no Uruguai. Nós temos que ter foco e não podemos pensar que já estamos lá [na final]”, comentou.

Bert van Marwijk lembrou a campanha na Eurocopa 2008. A Holanda fez uma primeira fase excelente – com vitórias sobre França e Itália –, mas foi eliminada nas quartas de final. A Rússia venceu por 3 a 1. “Todos já pensávamos que iríamos ser campeões europeus, mas não sobrevivemos às quartas de final. Isso é o que eu tento deixar claro, que este ano tem que ser diferente”, comentou.

Apesar de exaltar as qualidades do Uruguai e pedir foco para o seu time, van Marwijk diz ter confiança em uma classificação para a final. “Até agora, os jogadores têm mostrado que eles escolheram o caminho correto, mas este será outro teste importante”, alertou o técnico.

Uruguai e Holanda se enfrentam nesta terça-feira, às 15h30 (horário de Brasília), na Cidade do Cabo, por uma vaga na grande decisão da Copa do Mundo de 2010.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host