Getty Images

Fernando Torres, atacante espanhol, durante o jogo contra o Chile

04/07/2010 - 14h54

Em má fase, Torres pode começar no banco contra a Alemanha

Das agências internacionais
Em Potchefstroom (África do Sul)

O treinador da seleção da Espanha, Vicente del Bosque, participou de entrevista coletiva neste domingo, em Potchefstroom, onde sua equipe está concentrada desde o início da Copa do Mundo, e no encontro com os jornalistas, deu a entender que o centroavante Fernando Torres não está garantido no posto de centroavante para a semifinal contra a Alemanha.

DEL BOSQUE: NADAL 'EXEM-
PLO', MARADONA 'PESADO'


Na coletiva deste domingo, Del Bosque aproveitou para parabenizar o tenista Rafael Nadal, que acabava de ganhar o torneio de Wimbledon, e comentar sobre a passagem de Maradona no comando da seleção argentina.

"Nadal é um exemplo para todos os esportistas. Devo felicitá-lo em nome de toda a delegação espanhola por este grande triunfo", declarou Del Bosque em tom elogioso, um pouco diferente daquele endereçado à Maradona.

"É um sujeito agradável, mas em algumas coisas um pouco pesado", definiu o treinador espanhol em relação ao argentina, que no entanto afirma não dizer isso "com aspereza. Tenho muito apreço por ele, ele defendeu seu país da melhor forma possível", concluiu.

“Ele é um ponto de referência de nossa equipe, mas isso não significa que ele seja intocável”, declarou Del Bosque sobre Torres, que vem apresentando atuações abaixo do esperado na Copa e que ainda não marcou nenhum gol durante todo o torneio, a despeito das cinco partidas que começou como titular.

Torres chegou à África do Sul em meio à dúvidas com relação a seu estado físico, já que vinha de uma operação no joelho que quase o tirou do Mundial.

Ainda que o atacante do Liverpool não marque pela Espanha em jogos oficiais desde a Copa das Confederações de 2009, um fato pode contribuir para sua permanência: Torres foi o autor do gol da vitória da Espanha por 1 a 0 sobre a Alemanha na final da Eurocopa de 2008, que deu o primeiro título do torneio aos espanhóis.

A respeito da final de dois anos atrás, o técnico Del Bosque diz não esperar qualquer sentimento de vingança por parte dos alemães. “Falar agora de revanche entre grandes seleções... Acho que isso não existe, eles vão estar na ânsia de ganhar para jogar uma final de Copa do Mundo, e nós temos o estímulo de jogá-la também. Creio que ninguém olha pro passado, o esportista sempre olha pra frente”, defendeu.

O treinador aproveitou para elogiar o rival, principalmente em seu projeto de renovação e no alto nível que os alemães têm apresentado. “Há não muito tempo, eles começaram um trabalho para mudar o futebol deles, que parecia esgotado, e conseguiram renovar a seleção desde a Eurocopa, e aqui estão provando isso, nesta Copa”.

Para conter o ímpeto ofensivo dos alemães, que golearam por quatro gols nada menos que Inglaterra e Argentina, Del Bosque diz acreditar no estilo de jogo de sua equipe.

“Não acho que seja o momento de falar de uma saída para parar a Alemanha, eu acho que devemos tentar ser fiéis a nosso estilo, com o espírito competitivo que mostramos no campeonato, e tenho de pedir um pouco mais de regularidade à equipe. De resto, acho que fizemos bem até agora”, concluiu o treinador do selecionado espanhol.

Espanha e Alemanha se enfrentam na próxima quarta-feira, às 15h30, em Durban, em partida válida pela semifinal da Copa do Mundo 2010. O vencedor enfrenta ou Uruguai ou Holanda, que jogam um dia antes, no mesmo horário, na Cidade do Cabo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host