03/07/2010 - 02h26

Uruguaio Sergio Markarián é o novo técnico da seleção do Peru

Da EFE
Em Lima (PER)

O uruguaio Sergio Markarián é o novo técnico da seleção peruana de futebol, segundo nota publicada nesta sexta-feira pela Federação Peruana de Futebol (FPF).

O treinador e ex-jogador nascido em Montevidéu ocupa assim o posto deixado pelo peruano José del Solar, após a péssima participação da seleção do país nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da África do Sul, com a última posição.

Segundo a nota oficial, Markarián chega para comandar a equipe na Copa América de 2011, na Argentina, e nas eliminatórias para o Mundial de 2014, que acontecerá no Brasil.

O presidente da FPF, Manuel Burga, disse à Rádio Programas del Perú (RPP) que o técnico uruguaio sempre esteve "na mira" da federação do país.

"É um técnico que teve uma boa participação nas Olimpíadas (classificou o Paraguai para os Jogos de 92) e na Copa do Mundo (oitavas de final em 2002) com o Paraguai, e nos propôs melhorias interessantes", afirmou Burga.

Markarián, que terá como assistente no time peruano o também uruguaio Pablo Bengoechea, também se destacou como técnico em vários clubes sul-americanos.

Entre os principais resultados, dois títulos na primeira divisão paraguaia com o Olímpia (1983 e 1985) e o Torneio Apertura 2009 do Campeonato chileno com a Universidad de Chile.

Além disso, teve boas passagens por equipes peruanas, dirigindo o Universitario, com o qual conquistou o título nacional em 1992, e o Sporting Cristal, time que comandou no na campanha da conquista do campeonato local em 1996 e com o qual conquistou o vice-campeonato na Copa Libertadores de 1997, perdendo a final para o Cruzeiro.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host