03/07/2010 - 07h48

Paraguaios usam idioma guarani para enganar Espanha, mas nem todos aprovam

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Lucas Barrios terá problemas para se comunicar com jogadores paraguaios no idioma guarani

    Lucas Barrios terá problemas para se comunicar com jogadores paraguaios no idioma guarani

Os jogadores da seleção paraguaia usarão o idioma guarani para que os jogadores espanhóis não se aproveitem das informações passadas durante a partida pelas quartas de final da Copa do Mundo neste sábado às 15h30 (de Brasília), em Johanesburgo, na África do Sul.

A alternativa é geralmente utilizada pelos paraguaios em confrontos com equipes que falam o idioma espanhol. A escolha por falar apenas o guarani ocorre devido ao fato de poder haver um elemento surpresa para a equipe sem que os adversários saibam, de acordo com o jornal espanhol As.

“É nosso idioma, mas no campo de jogo só falamos contra os rivais que entendem o espanhol”, afirma o meio-campista paraguaio Cáceres.

O idioma guarani é falado por 7 milhões de pessoas no mundo, sendo que 85% são paraguaios. O treinador da seleção paraguaia, o argentino Gerardo Martino, está tendo de se acostumar com o idioma para se comunicar com os jogadores.

Outro que não poderá levar vantagem pelo idioma falado pelos companheiros em campo é o atacante Lucas Barrios, que nasceu na Argentina e também não tem conhecimento do idioma guarani.

“Eu não falo guarani, apenas espanhol. Já sei que os rapazes falam comigo em seu idioma, mas o que vou fazer? São coisas do grupo”, afirma o atacante Lucas Barrios.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host