AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

Decisivo outra vez, Villa celebra gol da classificação espanhola para a semifinal

03/07/2010 - 17h21

Espanha afasta zebra, bate Paraguai no sufoco e encara Alemanha na semi

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Esqueça aquela história que a Espanha se amedronta e não vence decisões. Neste sábado, a Fúria foi abaixo das expectativas, mas cumpriu seu papel de maneira emocionante, no sufoco. Com um gol de Villa aos 38min do segundo tempo, o time ibérico derrotou o Paraguai por 1 a 0 em Johanesburgo e se classificou para a semifinal da Copa do Mundo pela primeira vez em 60 anos.

  • AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS

    Valdez voltou ao time titular e melhorou o ataque paraguaio

  • AFP PHOTO / ROBERTO SCHMIDT

    Fernando Torres teve mais uma atuação pífia na Copa do Mundo

  • Fabrice Coffrini/AFP

    O segundo tempo teve uma defesa de pênalti para cada lado

  • Oportunismo Mesmo com atuação apagada, Villa aproveitou a chance que teve e garantiu a classificação espanhola.
    Nó tático Gerardo Martino mudou seis titulares e alterou o estilo de jogo do Paraguai. Como resultado, surpreendeu a Espanha.
    Pé torto No espaço de apenas 3min, espanhóis e paraguaios desperdiçaram um pênalti cada

Lances polêmicos, pênaltis desperdiçados para ambos os lados e muito nervosismo. Foi assim, que as duas equipes protagonizaram o último duelo das quartas de final. Mas apesar do espírito de luta dos paraguaios, a Espanha conseguiu impor o favoritismo com dificuldades.

Agora, a equipe de Vicente Del Bosque encara a Alemanha às 15h30 da próxima quarta-feira para tentar decidir seu primeiro Mundial. Os dois países irão reeditar a final da Eurocopa de 2008, quando a seleção ibérica levou a melhor por 1 a 0.

O Paraguai, por outro lado, deixa a Copa com sua melhor campanha na história do torneio. O time sul-americano até fez frente ao rival durante boa parte do confronto, mas no fim não impediu a queda na África do Sul.

O técnico Gerardo Martino mudou meia equipe para tentar surpreender a Espanha neste sábado. Não só isso, como o treinador alterou o estilo de jogo paraguaio, adiantando a marcação do time para dificultar a criação das jogadas espanholas.

A estratégia surtiu efeito. Com o meio-campo congestionado, os campeões europeus tiveram muitos problemas para superar a defesa guarani. Apesar de manter domínio da posse de bola, a Espanha foi ineficaz no ataque e não disparou um chute certo em direção à meta de Villar em todo o primeiro tempo.

Além de segurar o rival, o Paraguai ainda levou mais perigo nos contra-ataques, com direito a um gol duvidoso de Nelson Valdez, anulado pelo árbitro. Com isso, ambos tiveram que se contentar com o empate até o intervalo.

Se a etapa inicial terminou de maneira polêmica pelo lance, o segundo tempo foi ainda pior. Aos 14min, o árbitro anotou pênalti de Piqué em Cardozo. O próprio atacante se encarregou da cobrança e viu Casillas fazer a defesa. Mas a festa da Espanha durou pouco.

Logo no lance seguinte, o juiz deu pênalti de Alcaraz em David Villa. Xabi Alonso ainda converteu a primeira cobrança, mas o árbitro mandou voltar. Depois, Villar fez boa defesa e manteve o placar inalterado.

Conforme o duelo se aproximou do fim, a Espanha aumentou a pressão ao redor da área guarani. E a seca de gols no jogo só acabou aos 38min, da maneira mais chorada possível. Villa aproveitou rebote na trave de Pedro e chutou. A bola ainda bateu no poste outras duas vezes após a finalização do camisa 7, mas finalmente entrou. Espanha na semifinal.

1ºT - 29min - UH! Xavi domina com estilo na entrada da área e bate de primeira. Adiantado, Villar se estica e não defende, mas a bola passa por cima do travessão
1ºT - 41min - Gol anulado! Valdez domina na área após cruzamento da direita e bate para abrir o placar. O árbitro, no entanto, paralisa alegando impedimento.
2ºT - 13min - PÊNALTI! Piqué faz pênalti em Barreto. Na cobrança, Casillas defende o chute de Cardoso
2ºT - 15min - PÊNALTI! Alcaraz faz pênalti em Villa. Na primeira cobrança, Xabi Alonso marca, mas o árbitro volta por invasão espanhola na área. Na segunda, Villa defende o chute do espanhol.
2ºT - 18min - UH! Iniesta recebe na esquerda livre, corta para o meio e bate com estilo de direita, mas Villar faz grande defesa
2ºT - 38min - GOL DA ESPANHA! Iniesta abre para Pedro. Livre, ele bate na trave de Villar. Na sobra, Villa bate com categoria e a bola toca caprichosamente as duas traves antes de entrar
Juca Kfouri:
Drama e… Espanha na semifinal da Copa
Vitor Birner:
Paraguai vende caro a derrota para Espanha.
Villa: Apesar de ter tido uma partida apagada na maior parte do tempo, mostrou mais uma vez que é oportunidade e garantiu a vaga Torres: Mais uma vez se mostrou fora de forma, não conseguiu dar um único chute e gol, fechando mais uma atuação pífia na Copa
Valdez: Voltou ao time titular do Paraguai e deu mais movimentação ao ataque paraguaio, sempre levando perigo ao gol rival Alcaraz: Fez um pênalti para a Espanha e não conseguiu parar Villa no gol que eliminou a seleção paraguaia na Copa do Mundo

 

Ficha da Partida

Paraguai

Técnico: Gerardo Martino
1. Villar
2. Verón
21. Alcaraz
14. Da Silva
3. Morel Rodriguez
15. Víctor Cáceres
19. Barrios
11. Jonathan Santana
8. Edgar Barreto
13. Vera
16. Riveros
7. Oscar Cardozo
18. Nelson Valdez
9. Santa Cruz

Espanha

Técnico: Vicente del Bosque
1. Casillas
15. Sergio Ramos
3. Piqué
5. Puyol
4. Marchena
11. Capdevila
16. Busquets
14. Xabi Alonso
18. Pedro Rodriguez
8. Xavi
6. Iniesta
7. Villa
9. Fernando Torres
10. Cesc Fabregas
Quartas de final  
Data: 03/07/2010 - 15h30 Árbitro: Carlos Batres (GUA)
Local: Ellis Park Assistentes: Leonel Leal (CRC) e Carlos Pastrana (HON)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host