01/07/2010 - 18h13

Clubes franceses pedem demissão de toda a diretoria da federação após fiasco na Copa

Das agências internacionais
Em Paris (França)

A Liga de Futebol Profissional (LFP) da França, que dirige o Campeonato Francês de clubes, exigiu que toda a direção da Federação Francesa de Futebol (FFF) peça demissão após o fiasco visto na gestão da seleção nacional durante a Copa do Mundo da África do Sul.

Na última segunda-feira, o presidente da FFF, Jean-Pierre Escalettes, já renunciou a seu cargo – mas não a diretoria da FFF, que se reunirá na próxima sexta-feira, 2 de julho, para decidir o sucessor de Escalettes no posto de mandatário da entidade.

“Depois do desastre coletivo na África do Sul, a única atitude digna e responsável dos membros do Conselho Federal [como é conhecida a reunião dos diretores da FFF, ndr], é que todos renunciem aos respectivos cargos, exatamente como fez Jean-Pierre Escalettes”, disse a LFP em comunicado emitido nesta quinta-feira.

A FFF é acusada de ter gerido mal a crise com os jogadores da seleção francesa na África do Sul, que chegaram a boicotar um treino em protesto contra a exclusão de Nicolas Anelka. O jogador havia sido mandado de volta pra casa, antes da terceira partida, contra a África do Sul, por ter xingado o técnico Raymond Domenech nos vestiários durante o confronto contra o México.

A FFF dirige o futebol amador e as seleções nacionais da França, enquanto a LFP toma conta do futebol profissional, dos clubes.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host