AFP

Jogadores reclamam pênalti contra o Egito, último convertido por Kaká pela seleção

01/07/2010 - 07h03

Brasil deve usar último treino para pênaltis e conta com série perfeita de Kaká

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)

Como os titulares da seleção brasileira enfrentaram apenas trabalhos de natureza física nos dois dias posteriores ao jogo contra o Chile nas oitavas da Copa, a quinta-feira deve ser dedicada à realização do principal treino para o duelo contra a Holanda em Port Elizabeth na sexta, inclusive com a prática de cobranças de pênaltis.

ÚLTIMOS 10 PÊNALTIS DE KAKÁ
(levantamento da Castrol)

DATA JOGO DESEMPENHO
25/01/2009 Bologna x Milan 1 gol
07/02/2009 Milan x Reggina 1 gol
19/04/2009 Milan x Torno 1 gol
26/04/2009 Milan x Palermo 2 gols
06/06/2009 Uruguai x Brasil 1 gol
15/06/2009 Brasil x Egito 1 gol
23/09/2009 Real x Villarreal 1 gol
30/09/2009 Real x Marselha 1 gol
21/02/2010 Real x Villarreal 1 gol

A seleção realiza treino de reconhecimento do estádio Nelson Mandela Bay na tarde desta quinta na África do Sul, um dia antes do confronto pelas quartas de final da Copa. A expectativa é que o técnico Dunga faça uso do direito de fechar parte da prática para, entre outras finalidades, cuidar do aperfeiçoamento de cobranças de pênalti, que podem decidir o duelo com os holandeses em caso de empate no tempo normal e prorrogação.

Se os pênaltis forem necessários para um desempate com a Holanda para a definição da vaga na semifinal, o técnico Dunga conta com a confiança de números promissores a respeito de seus principais candidatos às cobranças.

De acordo com levantamento de uma das parceiras da Fifa na Copa, que leva em consideração a ação dos jogadores do Mundial por suas seleções e nas principais ligas do mundo nos últimos anos, Kaká é o jogador com melhor aproveitamento em cobranças de pênaltis entre os brasileiros.

A análise aponta que o meia converteu as dez cobranças que teve a missão de bater, com aproveitamento de 100% (com variação dos cantos). Deste total, dois gols saíram em jogos da seleção, ambos em 2009: vitória sobre o Uruguai nas eliminatórias e triunfo sobre o Egito na Copa das Confederações.

Entre os potenciais cobradores de pênaltis do Brasil em uma eventual decisão contra a Holanda, Luís Fabiano aparece com seis gols e duas cobranças perdidas nos últimos anos. Michel Bastos apresenta retrospecto de seis acertos e um erro, com preferência pelo lado direito. Daniel Alves, por sua vez, falhou nas suas últimas duas tentativas (uma defesa e uma bola sobre o travessão).

Abaixo das traves, o estudo dos pênaltis mostra que Julio Cesar defendeu três das últimas dez cobranças de rivais, todas elas no futebol italiano. O número é melhor do que o do adversário holandês Stekelenburg, que sofreu três gols nos três pênaltis mais recentes.

Além dos números animadores, Julio Cesar conta na comissão técnica com os conselhos de um expert no fundamento. Taffarel tem atuado como observador de adversários do Brasil na Copa e traz no currículo vitórias marcantes em decisões por pênaltis, uma delas contra a Holanda na semifinal de 1998.

Na Era Dunga, a seleção brasileira esteve exposta a uma decisão por pênaltis apenas uma vez, na semifinal da Copa América de 2007, na Venezuela. Na oportunidade, a equipe bateu o Uruguai por 5 a 4, com gols de Robinho, Juan, Gilberto Silva, Diego e Gilberto. Dois jogadores que não fazem mais parte do grupo desperdiçaram: o atacante Afonso e o volante Fernando.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host