01/07/2010 - 07h00

Brasil x Holanda abre duelos continentais entre sul-americanos fortes na zaga e europeus vazados

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)

OS MAIORES LADRÕES DE BOLA NAS QUARTAS*

Alcaraz (Paraguai): 24,7 bolas
Mensah (Gana): 23,3
Friedrich (Alemanha): 19,8
Van Bommel (Holanda): 18,8
Fucile (Uruguai): 18,7
Mascherano (Argentina): 17,7
Juan (Brasil): 17,5
Puyol e Piqué (Espanha): 15,8
*dados do Datafolha

Juan e Lúcio formam uma das duplas de zaga mais respeitadas no mundo. Têm como referência o futebol europeu e sua tradicional organização tática, sua segurança defensiva. No entanto, os papéis se inverteram na Copa. A defesa do Brasil, assim como a dos vizinhos sul-americanos, superou o padrão europeu. Nesta sexta-feira, diante da Holanda, a seleção inaugura a série de três partidas decisivas entre as duas “escolas”.

O Brasil abre as quartas de final contra os holandeses em Port Elizabeth. No dia seguinte, a Argentina pega a Alemanha na Cidade do Cabo e o Paraguai encara a Espanha em Johanesburgo. Serão três confrontos decisivos e uma ampla vantagem defensiva dos sul-americanos em jogo. O único encontro que não opõe as duas escolas é Uruguai e Gana, também na sexta-feira.

Em média, o bloco da Conmebol tomou metade dos gols dos rivais da Uefa. As cinco seleções sul-americanas, juntas, sofreram 11 gols em 20 jogos, média de 0,55 por partida. Já os 13 europeus foram vazados 46 vezes em 45 jogos, média de 1,02 por duelo. Quase o dobro.

“O que a gente procura fazer é não sair desorganizado para o ataque e evitar dar os contragolpes para os adversários. Tentamos ser organizados e atacar sempre com segurança, como fazem os times europeus, difíceis de serem superados”, comentou Juan, elogiando o estilo do Velho Continente.

A reverência é justa pela tradição europeia de, antes dos demais, valorizar tanto o sistema defensivo e adotar a marcação total. Mas no Mundial da África do Sul os aprendizes superaram os especialistas. Foi-se o tempo em que os sul-americanos partiam com tudo para o ataque e mostravam menos preocupação em defender.

Das oito seleções classificadas às quartas de final, as duas melhores defesas são de Uruguai e Paraguai: cada uma sofreu apenas um gol. O Brasil aparece logo atrás empatado com outras quatro equipes, mas conta com o setor defensivo mais respeitado atualmente.

Julio Cesar, Maicon e Lúcio ganharam tudo que disputaram com a Inter de Milão na última temporada. Juan também foi bem pela Roma. Mais que isso, Lúcio e Juan, juntos, foram um dos poucos destaques da seleção em 2006. Brilharam na última Copa e mantiveram a condição de titulares desde então sem questionamentos.

Apontados por muitos como a melhor zaga do mundo, Juan e Lúcio preferem adotar o discurso coletivo que marca o grupo formado por Dunga. “Não pensamos em ser os melhores do mundo nem melhores que ninguém, só queremos ajudar. O êxito do nosso trabalho se deve também à ajuda dos nossos companheiros”, disse Juan.

O camisa 4, inclusive, é o maior ladrão de bolas da seleção: 17,5 por jogo, segundo o Datafolha. De acordo com os dados da Fifa, ele aparece em primeiro lugar de desarmes na Copa, empatado com outros seis jogadores. Nesta sexta-feira, a missão de Juan, Lúcio e companhia é parar o perigoso ataque holandês, repetindo o que fizeram com Portugal e Chile nos últimos dois jogos.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host