29/06/2010 - 20h08

Comemoração pela inédita classificação se transforma em caos no Paraguai

Das agências internacionais
Em Assunção (Paraguai)
  • A área em torno do Panteão dos Heróis, tradicional local de comemoração da capital paraguaia, estava tomada de torcedores que chegaram em caravanas vindas de várias cidades.

    A área em torno do Panteão dos Heróis, tradicional local de comemoração da capital paraguaia, estava tomada de torcedores que chegaram em caravanas vindas de várias cidades.

Pelo menos uma dúzia de pessoas foi detida e dezenas ficaram feridas durante a comemoração dos torcedores do Paraguai pela classificação para as quartas de final da Copa do Mundo, obtida nesta terça-feira, após a emocionante disputa por pênaltis contra o Japão.

Segundo a polícia, três oficiais ficaram feridos, além de uma quantidade ainda não confirmada de torcedores, nos arredores do Pantão dos Heróis, no centro da cidade.

O tumulto teve início após um confronto entre torcedores de times rivais, o que obrigou a polícia a intervir com tiros de balas de borracha e gás lacrimogênio. Os torcedores responderam atirando garrafas, pedras e o que mais encontrassem pelas ruas contra os policiais.

O chefe da Terceira Polícia de Assunção, Carlos Baéz, informou que no confronto também foram apreendidos punhais, pacotes com maconha e bebidas alcóolicas, que estavam proibidas no local durante o jogo. Vários torcedores acusaram a polícia de agir com truculência e agredir indiscriminadamente a crianças e mulheres no meio da multidão.

O Paraguai derrotou o Japão nos pênaltis por 5 a 3, após empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, garantido assim, pela primeira vez em sua história, uma posição entre as oito melhores equipes do Mundial. A seleção enfrentará a Espanha, no próximo sábado, em Johannesburgo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host