29/06/2010 - 17h37

Com vitória, Espanha encerra série invicta de Portugal e se vinga da Euro-2004

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • David Villa anotou o seu quarto gol na Copa e é um dos artilheiros, ao lado de Higuaín e Vittek

    David Villa anotou o seu quarto gol na Copa e é um dos artilheiros, ao lado de Higuaín e Vittek

Além da classificação às quartas de final da Copa, a Espanha encerrou, com a vitória por 1 a 0 nesta terça-feira, uma série de 18 jogos de invencibilidade de Portugal e mandou o rival de volta para casa como uma revanche pela Eurocopa de 2004.

Há seis anos, o time de Luiz Felipe Scolari ganhou da Fúria pelo mesmo placar (gol de Nuno Gomes) e eliminou o vizinho ibérico na primeira fase de Eurocopa. Portugal somava três pontos e chegou a seis na última rodada, enquanto a Espanha tinha quatro e ficou atrás da Grécia no Grupo A.

A última derrota lusitana havia ocorrido em novembro de 2008, em um amistoso contra o Brasil – 6 a 2 em Brasília. De lá para cá, acumulava 13 vitórias e cinco empates, até o revés para os espanhóis nesta terça, na Cidade do Cabo.

“Nós tivemos as nossas chances. No final, a equipe da Espanha, pelo domínio e pelas oportunidades, acabou por justificar o resultado. No fim, acho que Portugal fez um jogo digno. Nossos jogadores tiveram ambição e vontade de ganhar, mas não foi possível”, comentou o técnico Carlos Queiroz.

O gol salvador da Fúria foi marcado por David Villa, aos 17min do segundo tempo. Ele recebeu de calcanhar de Xavi na área e chutou rasteiro. Eduardo pegou com as pernas, mas no rebote o futuro atacante do Barcelona estufou a rede.

“Com esse gol conseguimos passar. Esse é o objetivo, marcar para que o time se beneficie”, celebrou Villa, artilheiro do Mundial com quatro gols.

O camisa 7 agradeceu o apoio dos torcedores. “Eles nunca nos deixaram mesmo após a derrota para a Suíça. Seguiremos lutando para que fiquem contentes conosco”, finalizou, citando o tropeço na estreia do Mundial diante dos helvéticos.

No sábado, o selecionado do técnico Vicente Del Bosque enfrentará o Paraguai de olho em uma vaga nas semifinais da Copa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host