AP Photo/Guillermo Arias

Maradona e jogadores da Argentina comemoram da vitória sobre o México

27/06/2010 - 17h21

Com 'ajudonas', Argentina dá espetáculo e busca revanche contra Alemanha

Alexandre Sinato
Em Johanesburgo (África do Sul)

A Argentina encanta, convence e ganha. Tem um ataque infernal que compensa a defesa que adora dar sustos. Maradona fica no banco, mas inspira. Põe o time para frente. Aplaude os erros em jogadas individuais, incentiva para a próxima tentativa. Neste domingo, o time “hermano” mostrou tudo isso e ainda contou com duas “ajudonas” contra um coadjuvante que também agradou. A vitória por 3 a 1 sobre o México valeu uma vaga nas quartas de final e muito mais: foi o contraponto da Copa marcada por muitas partidas fracas tecnicamente.

  • Getty Images

    Mexicanos reclamaram muito de impedimento no 1º gol argentino

  • AP/Ivan Sekretarev

    Osório errou na saída e Higuaín fez seu quarto gol no Mundial

  • Dani Ochoa de Olza/AP

    Com uma bomba, Tevez marcou seu segundo gol na partida

  • Para frente: O ataque argentino foi infernal no 1º tempo - rápido e habilidoso, brigou e fez os gols.
    Parelho: O México perdeu, está eliminado, mas jogou de igual para igual. Quase abriu o placar.
    Conta fechada: O 2º gol de Tevez eliminou qualquer chance de reação aos 7min da etapa final.

O próximo desafio terá gosto de revanche para os argentinos. Eles enfrentam a Alemanha, que atropelou a Inglaterra por 4 a 1. Na Copa passada, em 2006, os alemães eliminaram a Argentina nas quartas de final na disputa por pênaltis. O reencontro, então, já tem data (sábado), hora (11h de Brasília) e local (Cidade do Cabo) marcados.

Mas este domingo foi um dia para não se esquecer tão facilmente. Não bastasse o futebol envolvente dos argentinos, o duelo ainda teve inúmeros ingredientes que só valorizam o espetáculo, gostem os politicamente corretos ou não.

Duas seleções rápidas e ofensivas, clima quente, falha grotesca de zagueiro e até um gol escandalosamente impedido, lembrando que a Fifa defende esse “fator humano” no combate à ajuda da tecnologia. E tudo isso no Soccer City, principal palco da África do Sul, com 84.377 torcedores.

Foi “apenas” um jogo de oitavas de final, mas já figura entre os melhores desta Copa. Tevez abriu o placar aos 26min totalmente impedido. Não satisfeito, mandou uma bola no ângulo na etapa final. Um golaço.

Higuaín, como bom matador, também fez o seu. Foi oportunista ao ganhar o presente de Osório e frio para driblar o goleiro, fazendo seu quarto gol e se isolando na artilharia do Mundial.

Messi é um capítulo à parte. Ele não para. Se cada vez mais o futebol mundial valoriza a força física, a obediência tática e a marcação total, o camisa 10 argentino vai no caminho contrário.

O atacante do Barcelona sabe como poucos fazer isso. Arrisca dribles com frequência e sai em arrancada. Muitos lances não dão certo, como aconteceu neste domingo. Mas ninguém reclama. Maradona apoia. E Messi, ainda sem nenhum gol na Copa, não desiste.

O México também merece aplausos. Fez um gol, mas poderia ter sido mais. O placar foi justo apenas com o ataque argentino. A equipe de Javier Aguirre levou perigo constante, chegou a ter mais domínio territorial e encarou o rival de igual para igual.

Mas foi pouco para superar a turma de Tevez, Higuaín, Messi, Maradona... A Argentina vai firme em busca do tri. A Alemanha que se cuide.

1ºT - 8min - UH! Salcido arrisca de muito longe e a bola bate na trave da Argentina
1ºT - 9min - UH! Guardado arrisca da direita com efeito. A bola pega muita curva e passa raspando a trave de Romero, que nada podia fazer
1ºT - 25min - GOL DA ARGENTINA! Messi lança Tevez, ele disputa com Perez e a bola sobra para Messi que cabeceia, e a bola sobra para Tevez, impedido, marcar
1ºT - 32min - GOL DA ARGENTINA! Osório bobeia de forma bisonha, Higuain finta o goleiro e só toca para o gol
2ºT - 7min - GOL DA ARGENTINA! Tevez solta a bomba de longe e acerta o ângulo de Pérez
2ºT - 26min - GOL DO MEXICO! Hernandez faz bela jogada individual e solta a bomba no ângulo de Romero
Juca Kfouri:
Argentina e México como sempre
Vitor Birner:
Argentina classificada. México
estava melhor até ser prejudicado.
Os argentinos deram trabalho. Na hora do hino, arremessaram inúmeros rolos de papel no campo. A cena se repetiu durante o primeiro tempo. O juiz parou o jogo. Maradona participou ativamente do aquecimento. Incentivou os exercícios, bateu palmas, conversou e deu até uns tapinhas motivadores no bumbum de alguns jogadores.
Os argentinos deram trabalho, parte II. Brigaram de igual para igual com as vuvuzelas. Cantaram músicas típicas e mostraram apoio permanente, algo típico. Neste caso, apenas Heinze não viu: após festejar um gol argentino, o lateral deu com a cabeça em uma câmera de televisão, ficou bravo e mandou um tapão no objeto.
Higuaín: mostrou mais uma vez que não perdoa: no vacilo de Osório, foi frio para driblar o goleiro e anotar. Stefano Ayroldi: O assistente conseguiu não ver Tevez totalmente sozinho quando recebeu o passe no 1º gol.
Tevez: fez um golaço, um gol impedido e disputou todas as bolas no ataque como se fossem as últimas. Um trator. Osório: conseguiu façanha semelhante à do assistente: com a bola dominada, sozinho, entregou para Higuaín.

Ficha da Partida

Argentina

Técnico: Diego Maradona
22. Sergio Romero
4. Burdisso
15. Otamendi
2. Demichelis
6. Heinze
14. Mascherano
20. Maxi Rodriguez
23. Javier Pastore
7. Ángel Di María
17. Jónas Gutierrez
10. Messi
9. Higuain
11. Tevez
8. Verón

México

Técnico: Javier Aguirre
1. Óscar Pérez
5. Ricardo Osório
2. Maza
15. Hector Moreno
3. Carlos Salcido
3. Torrado
4. Rafa Márquez
18. Guardado
9. Guillermo Franco
17. Giovani dos Santos
14. Javier Hernandez
21. Bautista
7. Pablo Barrera
Oitavas de final  
Data: 27/06/2010 - 15h30 Árbitro: Roberto Rossetti (ITA)
Local: Soccer City Assistentes: Paolo Calcagno (ITA) e Stefano Ayroldi (ITA)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host