26/06/2010 - 12h07

Klinsmann revela que atual Alemanha inspirou-se no futebol inglês

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Klinsmann, nos tempos de técnico da Alemanha, quando buscou inspiração no futebol da Inglaterra

    Klinsmann, nos tempos de técnico da Alemanha, quando buscou inspiração no futebol da Inglaterra

Jurgen Klinsmann revelou que há uma semelhança proposital entre o time de seu país e a Inglaterra, que se enfrentam pelas oitavas de final no próximo domingo. Segundo o ex-técnico da seleção alemã, a montagem do atual germânico foi inspirada no dinamismo do futebol inglês, há seis anos.

“Nós desenvolvemos um time que começa passando a bola da defesa, fazendo ela chegar ao ataque sem abusar das bolas aéreas. Joachim [Low, atual técnico da Alemanha e então assistente de Klinsmann] e eu assistíamos sempre ao Campeonato Inglês para tentar implementar um estilo com mais velocidade e criatividade”, disse Klinsmann.

O ex-atacante assumiu a seleção da Alemanha em 2004. O time vinha sendo muito questionado pela falta de renovação e o estilo de jogo ultrapassado. Com novidades como Podolski, Schweinsteiger, Lahm e Mertesacker, Klinsmann ganhou o respeito da opinião pública em 2006, ao terminar o Mundial na terceira colocação.

Quando Joachim Low assumiu, manteve o estilo de jogo e ainda ganhou, ao longo dos anos, a técnica das jovens revelações alemãs. Nomes como Müller, Neuer, Kroos, Jansen e, principalmente, Ozil, adicionaram talento na mistura germânica.

“Os jogadores agora cresceram e Joachim segue apostando neste estilo, para que eles sejam ativos e cheguem à frente, com um ou dois toques, se possível. E mesmo assim queremos espaço para atletas criativos como Mesut Ozil”, disse Klinsmann.

No próximo domingo, a jovem seleção alemã será posta à prova justamente diante da Inglaterra. Fonte de inspiração, o time britânico é pressionado pela imprensa. A “geração dourada” de Gerrard, Lampard, Terry e Rooney pode não ter uma nova chance de conquistar algo de peso e, por isso, joga sob mais pressão.

“Nós temos um time jovem, que precisa de mais experiência, mas está mostrando que não se preocupa muito com isso. Eles só querem ir lá e jogar”, concluiu o alemão.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host