26/06/2010 - 06h00

Copa teve 83 jogadores-turistas na 1ª fase, entre irmãos, primos e "desertores"

Do UOL Esporte
Em São Paulo

FIGURAS ENTRE OS JOGADORES-TURISTAS

Honduras: o irmão errado
Dos três irmãos Palácios, só Johnny não entrou em campo. O problema é que ele participou de toda a preparação e Jerry, convocado por lesão de De León, foi o último a chegar e jogou 84 minutos. Wilson foi titular.
Eslovênia: os Handanovic
Mais velho da seleção eslovena, o goleiro Jasmin Handanovic, de 32 anos, foi para a Copa como reserva do primo Samir Handanovic. Para jogar, precisaria de um problema do primo, que não ocorreu.
Mais Eslovênia: a revelação
Com 20 anos, Rene Khrin foi um dos mais jovens convocados. Promessa, foi contratado pela Inter de Milão antes de se tornar profissional. Fora da 1ª partida, torceu o tornozelo e não pôde ser aproveitado.
Argélia: veterano fora de forma
Yazid Mansouri era capitão e líder da seleção desde 2004, mas na véspera da estreia, foi barrado por Rabah Saadane. O motivo? Estava fora de forma.
Os novatos da zaga italiana
Bonucci e Bochetti (f) quase nao foram testados por Lippi antes da Copa, mas foram convocados para nem mesmo entrar em campo.
O goleiro de Camarões
Kameni era o titular, mas foi barrado antes da Copa sem motivos. Souleymanou entrou no seu lugar e não convenceu. Kameni foi o mais jovem jogador de futebol a ganhar o ouro olímpico, em Sydney-2000.
O goleiro da França
Após a estreia francesa, na reserva, Carraso se machucou e não treinou mais. Quase deixou a África do Sul mais cedo, mas a Fifa não permitiu a substituição.
Ídolo da torcida da África do Sul
Único branco da seleção sul-africana, o zagueiro Matthew Booth só fez número. Não entrou mesmo com a frágil zaga à disposição de Parreira.
'Desertores' da Coreia do Norte
Os norte-coreanos An Chol Hyok, Kim Kyong Il, Pal Sung Hyok não foram relacionados para a 1ª partida e um jornal da Coreia do Sul disse que eles desertaram. Até o goleiro-atacante Kim Myong Won (f) entrou na dança.

Se você é um apaixonado por futebol e sempre sonhou em sentir de perto a emoção de disputar uma Copa do Mundo, vai ficar morrendo de inveja de 83 sortudos no Mundial da África do Sul. Eles tiveram a chance de assistir a três jogos do banco de reservas e até mesmo aqueceram ao lado dos grandes atores do espetáculos.

Brincadeiras à parte, o número do parágrafo anterior corresponde aos jogadores inscritos na Copa de 2010 que deixaram a competição sem ficar nem um minuto em campo. E, entre esses "jogadores-turistas", histórias interessantes não faltam.

Em Honduras, por exemplo, o “irmão errado” entrou em campo. Johnny, Wilson e Jerry Palácios se tornaram o primeiro trio de irmãos a defender uma seleção na mesma Copa do Mundo, após o corte do meia De León e a convocação de Jerry, já na África do Sul.

Wilson sempre foi titular absoluto e começou as três partidas da equipe. Mas entre Jerry e Johnny, o primeiro teve mais sorte. Último a chegar, Jerry jogou duas partidas, durante 84 minutos. Enquanto isso, Johnny participou de toda a preparação, mas não teve o gostinho de disputar nenhum segundo da Copa.

O mesmo aconteceu com outra família, os Handanovic, da Eslovênia. Jogador mais velho da seleção, o goleiro Jasmin, de 32 anos, amargou a reserva do primo Samir. O número de goleiros que não chegaram à Copa como titulares e tiveram a chance de entrar em campo, aliás, não foi pequeno. Só para dar alguns exempos de eliminados, Itália, África do Sul e Argélia trocaram de arqueiro no meio do torneio, por lesão, suspensão ou falha técnica.

Uma das histórias mais insólitas está na Coreia do Norte. O técnico Kim Jogn Hu usou apenas 15 jogadores em toda a competição. E olha que ele até tentou enganar a Fifa para ter mais opções. Ele convocou o atacante Kim Myong Won em uma das três vagas de goleiro. A entidade percebeu e disse que o jogador só entraria em campo se fosse no gol. O resultado foi que o atleta não só não entrou em campo, como não foi nem relacionado para algumas partidas.

Na estreia, aliás, a Coreia do Norte não mandou nem para o banco quatro jogadores. A notícia caiu como um bomba na Coreia do Sul e um jornal sensacionalista logo estampou: “Deserções nos norte-coreanos”. Os envolvidos no caso eram An Chol Hyok, Kim Kyong Il, Pal Sung Hyok e o goleiro-atacante Kim Myong Won. Os quatro, porém, foram relacionados nas partidas seguintes.

Outros casos envolvem, claro, lesões. O goleiro Cédric Carrasso, da França, nem mesmo era cogitado para substituir o titular Lloris. Mas ele se machucou após a estreia e os franceses chegaram a pedir para a Fifa uma autorização formal para que ele pudesse ser substituído, sem sucesso.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host