25/06/2010 - 14h42

Federação solicita à Fifa proteção aos jornalistas contra violência na África

Das agências internacionais
Em Libreville (África do Sul)
  • Song, de Camarões, ameaçou um jornalista por conta de matérias supostamente negativas

    Song, de Camarões, ameaçou um jornalista por conta de matérias supostamente negativas

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) solicitou à Fifa que proteja os profissionais da imprensa que estão na África do Sul realizando a cobertura da Copa do Mundo de 2010. Por meio de um comunicado, a entidade pede ajuda contra “ameaças e atos violentos” sofridos por jornalistas.

Desde o início do Mundial, diversos casos de violência contra jornalistas foram registrado. No início desta semana, o camaronês Alexandre Song ameaçou um repórter do seu país, alegando que o profissional publicou “notícias falsas [sobre o atleta] em troca de dinheiro”.

Após a partida entre Argélia e Estados Unidos, o jogador argelino Rafi Saifi desferiu um tapa na jornalista Asma Halimi, do país africano, após uma pergunta feita pela profissional na tradicional zona mista.

Além dos embates entre jogadores e jornalistas, diversos profissionais foram alvo de assaltos, principalmente em seus hotéis. Membros da imprensa portuguesa, japonesa e até brasileira acabaram sendo lesados. Neste último grupo incluí-se Juca Kfouri, blogueiro do UOL, que teve uma quantia retirada do cofre do seu quarto. Dias depois, o caso foi resolvido com a devolução do dinheiro.

“Os jornalistas têm como missão informar o público de seus países sobre a competição na África do Sul. Por isso, a segurança desses profissionais deve ser levada em conta”, afirmou trecho do comunicado da FIJ.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host