23/06/2010 - 07h13

Para imprensa francesa, "fracasso" marca "fim de ciclo" na seleção

Da EFE
Em Paris (FRA)

A imprensa francesa bateu ainda mais forte na seleção nacional um dia depois da eliminação na Copa do Mundo. Os jornais do país falam em "fim de ciclo" após a eliminação do time de Raymond Domenech na primeira fase do Mundial da África do Sul. As críticas consideram o fiasco da equipe como "o fracasso mais marcante da história da seleção da França".

"O fim de um mundo" é a manchete do jornal esportivo L'Équipe, que afirma em suas páginas interiores que esta seleção está "desqualificada por muito tempo".

"Eliminados na primeira fase da Copa do Mundo após a derrota para a África do Sul (2 a 1), exatamente como era esperado, exatamente como seus méritos, selaram o fracasso mais marcante da equipe da França", afirma o diário.

O L'Équipe também resume a passagem de Domenech à frente da seleção: "uma final e dois fiascos". O jornal lembra a decisão da Copa de 2006, perdida para a Itália, e os fracassos da Eurocopa de 2008 e do Mundial da África do Sul, competições nas quais o time não passou da primeira fase.

O editorial do diário afirma que a participação francesa no Mundial foi "um fracasso monumental", diz que o povo foi feito de "idiota" e reivindica sanções para os jogadores que se amotinaram e a destituição dos responsáveis pela Federação Francesa de Futebol.

O jornal Le Parisien, o mais lido na França, mostra Domenech em sua fotografia de capa com uma mensagem simples: "Merci et au revoir!", ou seja, "Obrigado e adeus!". O novo comandante da seleção francesa será o ex-zagueiro Laurent Blanc.

"Após seis dias de drama, não houve milagre (...). Os Bleus foram infelizmente eliminados do Mundial", assinala o Le Parisien, que destaca que a "França não está preparada para perdoar" (o elenco) pelo "Mundial da vergonha".

"Mais uma vez, bravo!", titula o irônico Libération, que destaca que "a tragicomédia finalmente acabou" em uma Copa que pode ter manchado a imagem do futebol francês por muito tempo.

O Le Figaro afirma que a seleção da França precisa "reconstruir tudo após o desastre". A derrota para a África do Sul foi considerada "uma nova humilhação", mas ao menos pôs fim "a um pesadelo", segundo o jornal.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host