AFP/Pierre-Philippe Marcou

Holman comemora gol da Austrália contra a Sérvia, mas acabou fora das oitavas

23/06/2010 - 17h19

Austrália bate Sérvia, mas frustra torcida e fica fora das oitavas no saldo de gols

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Contando com uma das maiores torcidas da Copa do Mundo, que desde o primeiro jogo colore de amarelo as arquibancadas sul-africanas, a Austrália mostrou um bom poder de reação e venceu a Sérvia por 2 a 1, mas acabou ficando de fora das oitavas de final.

  • Stuart Franklin/Getty Images

    Krasic lamenta grande chance desperdiçada para a Sérvia

  • Fabrice Coffrini/AFP

    Schwarzer fez grandes defesas para a Austrália durante o jogo

  • AFP/FABRICE COFFRINI

    Tim Cahill conseguiu abrir o placar para Austrália no segundo tempo

  • Primeiro tempo: As duas seleções mostraram pouca inspiração dos 45 minutos iniciais de partida, deixando o jogo
    Substituição errada: No começo do segundo tempo, Radomir Antic tirou Krasic, sérvio que levava mais perigo ao gol australiano
    Reação: Precisando fazer saldo, os australianos reagiram bem no segundo tempo e fizeram dois gols em no espaço de 4min

O time australiano, que mais uma vez ouviu seus torcedores cantando o hino do país a plenos pulmões antes de a bola rolar, ficou com os mesmos quatro pontos de Gana, mas terminou com três gols a menos de saldo, já que a equipe africana perdeu por apenas 1 a 0 para a Alemanha no outro jogo da chave e se classificou.

O equilíbrio foi a tônica do inicio da partida entre sérvios e australianos, que tinham posse de bola parecida. A diferença aparecia no momento das saídas rápidas ao ataque. O time europeu tinha mais qualidade no passe. Sempre que ia à frente, chegava com perigo ao gol da Austrália, pecando apenas no momento das finalizações.

Os australianos até tocavam mais a bola, ficavam um pouco mais de tempo com ela, mas não conseguiam entrar na defesa adversária, tanto por conta da força defensiva da Sérvia quanto pela falta de qualidade e recursos dos homens de frente da equipe da Oceania. As melhores oportunidades eram nos lances de bola parada.

A partir dos 30min do primeiro tempo, os sérvios começaram a dominar a partida de forma mais incisiva. Com jogadores mais habilidosos no meio-campo, como Kusmanovic, e atacantes mais inspirados, a exemplo de Krasic, a Sérvia dava muito trabalho ao goleiro Schwarzer, que ia salvando o time australiano.

A Austrália começou o segundo tempo apostando na marcação sob pressão, apertando a Sérvia na saída de bola. O recurso fez efeito apenas nos primeiros minutos, pois logo a seleção europeia encontrou uma maneira de ir ao ataque: passes rápidos e de primeira.

A partir dos 15min da etapa complementar o jogo passou a tomar contornos de drama, já que a Alemanha abriu o placar contra Gana. Nesse cenário, os australianos precisariam fazer quatro gols para ir às oitavas de final. Já aos sérvios, uma vitória simples já era o suficiente.

Até por isso, os australianos passaram a pressionar, o que logo surtiu efeito. Com 24 min do segundo tempo, Tim Cahill, que voltava ao time depois de cumprir suspensão por cartão vermelho na estreia, subiu mais que a defesa sérvia para cabecear e marcar.

Precisando tirar o saldo, a reação australiana foi fulminante. Apenas quatro minutos depois de ter aberto o placar, a equipe conseguiu ampliar. Em chute da intermediária, Holman, que tinha acabado de entrar, fez o segundo gol da partida.

A Sérvia ainda conseguiu marcar um gol no final da partida, com Pantelic, mas não foi o suficiente para dar a vaga ao time nas oitavas de final da Copa do Mundo.

1ºT - 6min - UH! Krasic recebe no meio, parte em velocidade, invade a área e bate forte no canto. Schwarzer espalma.
1ºT - 12min - UH! Sérvia sai em rápido contra-ataque, Krasic recebe passe enfiado, finta o goleiro mas chuta para fora e perde gol incrível
2ºT - 18min - UH! Bresciano bate na entrada da área e Stojkovic espalma. No rebote, impedimento é assinalado
2ºT - 24min - GOL DA AUSTRALIA! Cahill desvia de cabeça cruzamento de direita de Wilkshire e acerta o canto
2ºT - 28min - GOL DA AUSTRÁLIA! Holman pega do meio campo arrisca de longe e acerta o canto
2ºT - 39min - GOL DA SÉRVIA! Tosic chuta de fora da área, Schwarzer dá rebote e Pantelic marca
Tosic: Entrou na partida e mudou o panorama. Puxou rápidos contra-ataques e arriscou chutes de fora Kennedy: Teve dificuldade até mesmo para dominas as bolas na área e cometeu muitas faltas ao usar o braço
Schwarzer: Fez grandes defesas durante o jogo e garantiu a vitória da Austrália, apesar da falha no gol sérvio Zigic: Grandalhão perdeu grandes chances de deixar a sérvia na dianteira do placar e abusou das cotoveladas.

Ficha da Partida

Austrália

Técnico: Pim Veerbek
1. Mark Schwarzer
8. Wilkshire
19. Richard Garcia
2. Neill
6. Beauchamp
21. David Carney
16. Carl Valeri
14. Brett Holman
7. Emerton
5. Culina
23. Bresciano
11. Scott Chipperfield
4. Cahill
9. Josh Kennedy

Sérvia

Técnico: Radomir Antic
1. Stojkovic
6. Ivanovic
5. Vidic
14. Milan Jovanovic
13. Aleksandar Lukovic
22. Kuzmanovic
8. Lazovic
10. Dejan Stankovic
17. Krasic
7. Zoran Tosic
18. Ninkovic
15. Zigic
9. Marko Pantelic
16. Ivan Obradovic
Primeira fase - Grupo D  
Data: 23/06/2010 - 15h30 Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Local: Mbombela Assistentes: Pablo Fandino (URU) e Mauricio Espinosa (URU)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host