Carl de Souza/AFP

Mark González e Alexis Sanchez comemoram gol do Chile, aos 30min do 2º tempo

21/06/2010 - 12h51

Com um a mais, Chile supera retranca histórica, bate Suíça e se isola no topo

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Getty Images

    Aos 22min do 2º tempo, Benaglio e a defesa Suíça bateram recorde

  • Getty Images

    Chileno se protege: defesa suíça só foi vazada no segundo tempo

  • Getty Images

    Suazo domina a bola: atacante fez estreia discreta na Copa

  • Vermelho Aos 30min do 1º tempo, Behrami deixa braço para trás e acerta o chileno Vidal
    Só amarelo Medel discute com Von Bergen e leva o amarelo. Suíços queriam a expulsão 
    Substituições El Loco colocou Valdivia, Gonzalez e Paredes, e foi recompensado pela ousadia

A Suíça bateu o recorde de tempo sem levar um gol na história das Copas, mas não conseguiu segurar o Chile nesta segunda-feira. A ousadia do técnico Marcelo Bielsa surtiu efeito, e a seleção sul-americana ganhou por 1 a 0, com gol de Mark Gonzalez, aos 30min do segundo tempo.

Assim, 'La Roja' se isola na liderança do Grupo H, com seis pontos, enquanto os helvéticos seguem com três. A Espanha pode chegar a três com uma vitória sobre Honduras, no fechamento da segunda rodada do Mundial.

Com um atleta a menos desde os 30min da etapa inicial, quando Behrami foi expulso, a Suíça atuou toda na retranca. O cenário indicava que os europeus conseguiriam segurar o ataque adversário, como ocorreu diante da poderosa Fúria na estreia. Porém as substituições de 'El Loco' Bielsa foram precisas.

No único gol do confronto, Valdivia fez a assistência, Paredes recebeu nas costas da zaga, driblou o goleiro Benaglio, até então o nome do jogo, e cruzou na cabeça de Gonzalez. Detalhe: os três chilenos envolvidos no lance entraram no segundo tempo.

Apesar de ter sucumbido cinco dias após a surpreendente vitória sobre a Espanha, a Suíça registrou um novo recorde nos Mundiais.

Seleção de pouca tradição no futebol, o time helvético pode se orgulhar de ter a melhor defesa de todos os tempos. Foram 559 minutos sem levar gol, somando as Copas de 2010, 2006 e 1994.

A marca anterior era da Itália, que em 1986 e 1990 acumulou 550 minutos de invencibilidade.

Bielsa repetiu o esquema que varia do 4-3-3 no ataque para o 4-5-1, quando os chilenos estão sem a bola. A diferença em relação à estreia contra Honduras foi a ausência do ex-palmeirense Valdivia, preterido.

Humberto Suazo, artilheiro das eliminatórias sul-americanas, voltou a ser titular - ele estava machucado e não entrou em campo na última terça-feira.

A etapa inicial foi violenta e com poucas emoções. Entretanto, a expulsão de Behrami foi decisiva. Aos 30min, ele deixou o braço para trás, acertou o rosto de Vidal e levou o vermelho do árbitro árabe Khalil Al Ghamdi.

No segundo tempo, os chilenos partiram com tudo para cima e acharam o gol. Os europeus assustaram em contra-ataques, mas sem sucesso na finalização.
 

Blog do Juca
América do Sul dá show na Copa da África
Blog do Birner
Chile domina a Suiça e vence com gol irregular e vermelho exagerado
    2ºT - 4min - Em jogada ensaida em cobrança de falta, Fernandez joga rasteiro para chute de fora da área de Sanchez, a bola desvia e entra no gol. Arbitragem anula e aponta impedimento do Chile.
    2ºT - 22min - QUEBRA DE RECORDE!!! Sem levar gols a 551 minutos em Copas do Mundo, Suíça supera marca estabelecida pela Itália entre junho de 1986 e julho de 1990.
    2ºT - 29min - GOOOLLL DO CHILE!!! Parades recebe livre dentro da área, dribla o goleiro Benaglio, mas perde o ângulo. O chileno cruza alto e Gonzalez abre o placar de cabeça
    2ºT - 38min - UUUUHHHH!!! Chileno Gonzalez deixa Paredes na cara do gol. O camisa 22 toca na saída do goleiro Benaglio, mas chuta por cima do gol
Marcelo Bielsa
Foi preciso e ousado nas substituições. Os três chilenos que entraram no segundo tempo participaram do lance do gol.
Behrami
Perdeu a cabeça, deixou o braço de propósito para acertar o rival e levou o vermelho ainda no 1º tempo, prejudicando a equipe europeia.
Benaglio
Assim como na estreia contra a Espanha, fechou o gol. Entrou para história com recorde, mas não conseguiu evitar a derrota suíça.
Ataque suíço
O time europeu não esconde de ninguém que seu objetivo é só se defender. Mas o ataque teve chances de empatar o jogo e falhou na conclusão.

Ficha da Partida

Chile

Técnico: Marcelo Bielsa
1. Claudio Bravo
17. Gary Medel
3. Waldo Ponce
18. Gonzalo Jara
4. Mauricio Isla
6. Carlos Carmona
15. Beausejour
22. Esteban Paredes
14. Matias Fernández
11. Mark Gonzalez
8. Arturo Vidal
7. Alexis Sánchez
10. Valdivia
9. Humberto Suazo

Suíça

Técnico: Ottmar Hitzfeld
1. Benaglio
2. Lichtsteiner
5. Von Bergen
13. Grichting
17. Ziegler
6. Huggel
8. Inler
11. Behrami
18. Bunjaku
16. Gelson Fernandes
19. Derdiyok
10. Nkufo
7. Barnetta
9. Frei
Primeira fase - Grupo H  
Data: 21/06/2010 - 11h00 Árbitro: Khalil Al Ghamdi (SAU)
Local: Nelson Mandela Bay Assistentes: Hassan Kamranifar (IRA) e Saleh el Marzouqi (EAU)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host