Flávio Florido/UOL

Trio ofensivo do Brasil formado por Kaká, Luis Fabiano e Robinho convenceu jornais

20/06/2010 - 18h06

Brasil impressiona europeus e ganha elogios da imprensa internacional

Do UOL Esporte
Em São Paulo

THE SUN (ING): FABULOSO

A BOLA (POR): FABIANO É BIS

CORRIERE (ITA): SHOW

TELEGRAAF (HOL): A VAPOR

L'EQUIPE (FRA): ASCENSÃO

MARCA (ESP): CONVINCENTE

Os gols marcados pela seleção brasileira na vitória por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim, pela segunda rodada do Grupo G, foram suficientes para convencer a imprensa internacional. Os jornais europeus ficaram encantados com o futebol apresentado pela seleção de Dunga e despejaram elogios. O Brasil, após a vitória, garantiu a vaga nas oitavas de final da Copa.

Na Inglaterra, o The Sun, que costuma usar trocadilhos nas manchetes, foi sucinto: “Fabulosos”, brincando com o famoso apelido do atacante Luís Fabiano, autor de dois gols. E prossegue: "'Samba ‘Boys’ vencem com estilo”.

O francês L’Equipe viu um Brasil “em tom crescente”, e lembrou que Luís Fabiano deu fim ao jejum de seis jogos sem marcar antes de decidir a partida a favor do Brasil.

Na Espanha, país onde jogam Luís Fabiano (Sevilla) e Kaká (Real Madrid), o jornal Marca não poupou elogios ao time de Dunga: “Brasil convence e já está nas oitavas”. O jornal descreveu a partida em dois eventos: “Dois gols de Luís Fabiano e expulsão rigorosa de Kaká”.

Portugal, próximo rival do Brasil, também repercutiu com destaque a vitória por 3 a 1. O jornal A Bola colocou na capa de sua edição digital uma foto de Luís Fabiano e a frase: “Bis contra a Costa do Marfim. Já o Record considerou injusta a expulsão de Kaká e pôs a Costa do Marfim “mais longe da próxima fase”.

Os jornais italianos mostraram duas visões diferentes. Enquanto o Corriere escreveu que o Brasil “deu um show”, a Gazzetta dello Sport disse que a seleção esteve “quase fabulosa”, por causa do gol com a mão de Luís Fabiano e a expulsão de Kaká no final.

O alemão Welt preferiu expor a fraqueza do time africano com a manchete: “Brasil mostra os limites da Costa do Marfim.” Na África, o Abidjan, jornal da Costa do Marfim, foi lacônico: “Brasil se classifica com vitória sobre a Costa do Marfim”.

Até o New York Times, que geralmente não abre muito espaço para o futebol, afirmou que “o Brasil é um dos poucos gigantes do futebol que convencem, ao contrário de outros que sofrem com muitos problemas.”

Na Argentina, a vitória brasileira veio acompanhada de ironias. “Pare essa mão, Luís”, avisou o jornal Olé, que viu uma vitória “tranquila” da seleção brasileira, “apesar da ajudinha”. E prosseguiu: “Uma mão de Deus”, parafraseando com o famoso gol marcado por Maradona na Copa 1986, contra a Inglaterra. O diário também deu destaque para o diálogo do árbitro francês Stephane Lannoy com Luís Fabiano: “Ele negou ter colocado a mão na bola quando o juiz perguntou”.

Ainda de acordo com o Olé, “Dunga explodiu com o vermelho mostrado a Kaká no final do jogo”. O comentarista Diego Macías se rendeu ao resumir a partida: “O Brasil fez um gol com a mão, mas levou mil patadas diante de um árbitro lamentável”.

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host