20/06/2010 - 08h53

Barulho de explosão no estádio Soccer City alerta Johanesburgo

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (AFS) *

Um barulho semelhante a uma explosão seguido de uma onda que fez o chão tremer por alguns segundos foi ouvido na manhã deste domingo no estádio Soccer City, em Johanesburgo, e em seus arredores, segundo constataram alguns jornalistas que trabalhavam no local.

O som distante foi ouvido desde o media center, local destinado à imprensa a 400 metros do estádio. Imediatamente após o barulho se produziu uma onda de explosão sentida no interior do Soccer City, onde ocorria uma conferência de imprensa da FIFA.

Tentou-se buscar uma explicação imediata para o fenômeno, mas o que houve foi um desencontro de informações. Questionada pela reportagem do UOL Esporte no local, a segurança do Soccer City foi orientada em primeiro momento a não falar sobre o caso.

Em seguida, o Comitê Organizador Local (LOC) do Mundial de 2010, contou que se tratava de uma mina de carvão próxima ao estádio. "Não houve uma explosão. Se trata de atividades de mineração normais perto do estádio”, declarou o porta-voz do LOC, Rich Mkhondo.

Por fim, a polícia deu a explicação final: o chão tremeu a poucas horas do jogo do Brasil porque uma fábrica testava explosivos na região.

"A explosão ouvida e sentida hoje não foi nada além de uma explosão controlada por uma companhia registrada que testava novos produtos na área de explosivos. Não houve nenhum dano ou lesão, e a explosão foi realizada sob supervisão de fiscais da companhia, quilomêtros distante do Soccer City, onde os preparativos para o jogo entre Brasil e Costa do Marfim (...) acontecem normalmente", descreveu a polícia em comunicado momentos após a confusão.

O estádio Soccer City recebe neste domingo a partida entre Brasil e Costa do Marfim, às 15h30 (horário de Brasília), válida pelo grupo G.

Green Point é evacuado por ameaça de bomba

O centro de imprensa do estádio Green Point, na Cidade do Cabo, onde nesta segunda-feira se enfrentam Portugal e Coreia do Norte, foi evacuado após suspeita da presença de explosivos em seu interior.

O alarme disparou quando um cão da polícia começou a latir para uma mala de um dos membros de equipe da televisão pública portuguesa RTP.

Os funcionários imediatamente isolaram o local de trabalho e pediram para os jornalistas que estavam dentro do estádio deixarem o local. As autoridades chamaram uma equipe de especialistas em explosivos, que em seguida percebeu que se tratava de um alarme falso.

* Atualizada às 9h07, com informações de Bruno Freitas, em Johanesburgo

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host