18/06/2010 - 14h49

Ações de TV caem com iminente queda francesa; patrocinadores também sofrem

Das agências internacionais
Em Paris (França)

O valor das ações do canal a cabo francês TF1 caiu 0,84% com a derrota de 2 a 0 do time nacional do país o México, na última quinta-feira, ficando iminente a eliminação da equipe na Copa do Mundo da África do Sul.

O principal motivo para a queda - que durante o pregão desta sexta-feira chegou a 2% - é a perda de publicidade que o canal deve sofrer com uma desclassificação francesa. A TF1 pagou 120 milhões de euros pela exclusividade de transmissão dos jogos da França no Mundial, além de ter cedido a retransmissão de 37 jogos para outros canais.

Quem também deverá sofrer se a França cair são os patrocinadores do time nacional, que pagaram grandes valores para explorarem suas marcas na equipe. Mas de acordo com um economista francês, a Adidas, que fornece material esportivo, é quem deve encontrar o impacto mais imediato.

“O maior impacto possível, tanto em termo de imagens quanto de negócios, sofrerão aqueles patrocinadores que usam o futebol mais que como um suporte de comunicação, mas um produto por si só. Assim, equipe e meios de comunicação seriam prejudicados”, explicou o economista do esporte Frédéric Bolotny.

A projeção é que tenha uma queda de 200 a 300 mil camisas da seleção da França vendidas no país, explicou o francês Gilles Dumas, da agência de marketing Sportlab.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host