Giorgi Licovski / EFE

Higuain fez três gols na vitória por 4 a 1 da Argentina sobre a Coreia do Sul

17/06/2010 - 18h01

Em rodada de quebra de marcas, grupo B vê disputa em aberto para jogos finais

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Depois da escassez de gols da primeira rodada da Copa do Mundo deste ano – a média por de 1,56 por partida, a menor de toda a história dos Mundiais –, o grupo B mudou o panorama do torneio na África do Sul em sua segunda rodada. Argentina, Coreia do Sul, Grécia e Nigéria mudaram esse cenário e com uma série de marcas quebradas.

TUDO ABERTO PELAS VAGAS

  • REUTERS/Kim Kyung-Hoon

    Além do grande número de gol e das marcas alcançadas na segunda rodada, o grupo B também manteve os quatro times com chance de classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. A Argentina saiu na frente. Com a goleada sobre a Coreia do Sul, o time está praticamente com a vaga garantida. Apenas uma surpreendente derrota por uma grande diferença de gols para a Grécia poderia tirá-la da próxima fase.

    Sul-coreanos e gregos chegam em situação muito parecida. Ambos tem três pontos e um gol negativo de saldo. A seleção asiática fica na segunda colocação apenas por ter marcado um gol a mais. Já a Nigéria, mesmo com duas derrotas, ainda tem chance. Para ir às oitavas, tem de vencer a Coreia do Sul e torcer por vitória argentina sobre os gregos, tirando, nessa combinação, uma diferença de três gols de saldo.

A primeira rodada da chave havia tido apenas três gols, da vitória de 1 a 0 dos argentinos sobre os nigerianos e do 2 a 0 dos sul-coreanos diante dos gregos. Agora, a artilharia do grupo explodiu, com oito gols nos dois jogos da segunda rodada. Na primeira rodada, a chave que mais próximo chegou a esse número de gols foi a D, com cinco tentos anotados, sendo quatro deles da Alemanha sobre a Austrália.

Já a Grécia foi uma das protagonistas da segunda rodada por conta de um resultado histórico. A equipe não só marcou seu primeiro gol na história das Copas como também conseguiu uma vitória inédita na competição.

“Primeiro gol, primeira vitória, mesmo saindo em desvantagem”, descreveu o jornal grego Enet em seu site, na matéria “Vitória histórica da seleção.”

A conquista veio no 2 a 1 sobre a Nigéria, de virada, depois de o time africano marcar o primeiro mas sofrer com a expulsão de Sani Kaita ainda na etapa inicial. Foi de Salpingidis a honra de marcar o primeiro gol grego em Mundiais. Torosidis, no segundo tempo, confirmou a vitória depois de uma enorme pressão da Grécia.

“Vamos enfrentar a Argentina, uma equipe de renome mundial. Claramente eles são melhores do que nós e precisamos ver como enfrentá-los à altura. Todos sabemos que a o time argentino é de uma qualidade extraordinária”, analisou técnico da Grécia, Otto Rehhagel.

Na seleção argentina, o nome da estrela foi Gonzalo Higuaín. Mesmo com uma nova grande atuação de Lionel Messi, o camisa 9 roubou os holofotes com seus três gols marcados na vitória de 4 a 1 sobre a Coreia do Sul – o outro foi contra, de Chu-young.

Agora artilheiro da Copa do Mundo da África do Sul, o atacante do Real Madrid se tornou o terceiro atacante da história da Argentina no torneio a marcar três gols em uma só partida, igualando Stabile (1930) e Batistuta (1994 e 1998). O último jogador que fez isso no Mundial foi o português Pauleta em 2002 no duelo contra a Polônia.

“É algo que me faz sonhar, seguir os passos de Batistuta na seleção argentina”, disse o argentino. “Criamos o mesmo número de situações de gol hoje, o mesmo que tínhamos criado contra a Nigéria. Mas hoje conseguimos fazer os gols. É uma evolução”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host