17/06/2010 - 09h17

Com posição ameaçada, Deco ouve conselhos de Eusébio e aguarda conversa com Queiroz

Do UOL Esporte
Em São Paulo

As declarações de Deco criticando o trabalho do técnico Carlos Queiroz após a estreia de Portugal contra a Costa do Marfim parecem ter deixado o meia em maus lençóis com sua seleção, fazendo com que sua vaga de titular já não esteja 100% assegurada.

De maneira que, para acalmar os ânimos do jogador do Chelsea e fazê-lo só jogar futebol, ao invés de falar, dois ídolos da história dos “Navegadores” foram bater um papo com ele nesta quinta-feira.

Terceiros colocados na Copa de 1966, Eusébio e Antônio Simões (assistente técnico da atual seleção) puxaram Deco de lado para uma conversa reservada, cujo conteúdo não foi revelado, ainda que tudo indique que o tema era a língua afiada do meio-campista.

De acordo com relato do jornal lusitano O Jogo, as declarações de Deco geraram um grande mal-estar entre os dirigentes de Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que não compreenderam a atitude do jogador: se não bastasse as críticas, o luso-brasileiro esteve mal em campo durante a estreia.

“O técnico primeiro me pediu para abrir pela direita, algo que nunca fiz na minha carreira, pois não jogo de ponta, e depois me mudou de lugar”, justificou Deco momentos após o fim da partida contra a Costa do Marfim, depois de ter deixado o gramado sem falar com ninguém e correr pro vestiário.

E não parou por aí. “Foi um erro querer ganhar em 45 minutos. Isso criou uma grande ansiedade e, inclusive, poderíamos ter perdido a partida”, prosseguiu. “Reconheço que Portugal não jogou bem e a maneira com que o técnico abordou o time no intervalo não foi a melhor.”

DECO FORA? ESCALE PORTUGAL!

  • Arte UOL

Deco percebeu que havia falado demais, e assim que chegou ao hotel de sua seleção em Magaliesburgo, perto de Johanesburgo, já solicitou à FPF que postasse em seu site na internet um pedido público de desculpas de sua parte.

Porém, Deco ainda não conversou pessoalmente com Carlos Queiroz, o alvo de suas críticas, o que deve fazer ainda nesta quinta-feira para tentar acertar os ponteiros com o comandante da equipe.

Se Queiroz deve desculpar o jogador, isso não necessariamente significa que Deco terá sua vaga nos 11 iniciais garantida. O jogador tem contra si não só as declarações venenosas e a atuação apagada, mas também a sombra de Tiago, que o substituiu bem na partida .

Portugal entra em campo no dia 21 de junho na Cidade do Cabo contra a Coreia do Norte, na segunda partida da fase de grupos dos lusitanos no Mundial da África do Sul.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host