Jamie McDonald/Getty Images

Jogadores da Espanha lamentam gol da derrota para a Suíça

16/06/2010 - 13h34

Espanha sofre com a falta de objetividade na primeira derrota na Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Espanha tentou 593 passes e acertou 459. Só quatro times tiveram um desempenho melhor. O time também chutou bastante, com 24 conclusões, 8 delas no alvo, segunda melhor marca do torneio.

OS NÚMEROS DA ESPANHA

Jamie McDonald / Getty Images
  Antes do gol Depois do gol
Tempo 52min 44min
Passes 442 171
% de acertos 80% 77% (total)
Chutes a gol 11 13
Chutes no alvo 4 4

Todos os números estão entre os melhores da primeira rodada da Copa do Mundo, que terminou nesta terça-feira. Mas não se traduziram em gols. Nesta terça-feira, a Espanha sofreu com sua própria falta de objetividade na derrota para a Suíça.

Enquanto não levou o gol, o time de Del Bosque parecia administrar o resultado e os números provam isso. Até os 7 minutos do segundo tempo, quando Gelson Fernandes empurrou a bola para dentro na confusão da área espanhola, a Furia tinha dado 442 passes e chutado 11 vezes ao gol.

No mesmo período, a Suíça chutou apenas três vezes, incluindo o gol. “Falhamos nas finalizações. Não conseguimos concluir as jogadas. Nem criar”, reclamou o técnico Vicente Del Bosque, na entrevista oficial da Fifa após o jogo.

Em desvantagem, os espanhóis precisaram mudar seu time para encontrar a objetividade que não tiveram anteriormente. Nos 44 minutos seguintes (o jogo terminou aos 51min), eles deram apenas 171 passes – e chutaram mais 13 vezes, acertando o gol quatro vezes.

Um dos maiores responsáveis por isso foi Jesús Navas. Ele entrou aberto pela direita e abriu espaço para os meio-campistas chutarem de longe. A jogada de Xabi Alonso, em que ele acertou a trave aos 25min do 2º tempo, foi pela esquerda, mas ilustra isso.

Após sofrer o gol, Del Bosque colocou Torres, tirou Busquets, abriu Navas, que tinha entrado no lugar de Iniesta, e Villa e centralizou o atacante do Liverpool. O time melhorou. Mas ainda assim faltou poder finalização. Torres, claramente fora de forma, recebu 9 bolas e chutou 4, mas não foi perigoso.

Pelo menos, o próximo rival dos espanhóis é Honduras, o mais fraco dos quatro times da chave. Para a Suíça, fica a dificuldade de encarar outro time defensivo: o Chile. As duas partidas serão na segunda-feira.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host