15/06/2010 - 08h07

Itália mantém 'sina' de estreia pós-título e luta contra tabu por penta

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Itália fez sua quarta estreia em Copas do Mundo com o status de campeã vigente. E assim como ocorreu em outras duas vezes, a Azzurra decepcionou e não conseguiu vencer o debute na África do Sul diante do Paraguai. Mau sinal para os supersticiosos. Todas as vezes em que iniciou a defesa de um Mundial com empate ou derrota, os europeus amargaram campanhas modestas.

ITÁLIA EM COPAS APÓS TÍTULOS MUNDIAIS

Itália estreia com empate por 1 a 1 com o Paraguai
COPA-2010 (após título de 2006)
Estreia: Itália 1 x 1 Paraguai
COPA-1986 (após título de 1982)
Estreia: Itália 1 x 1 Bulgária
Colocação final: 12º lugar
COPA-1950 (após título de 1938)
Estreia: Itália 2 x 3 Suécia
Colocação final: 7º lugar
COPA-1938 (após título de 1934)
Estreia: Itália 2 x 1 Noruega
Colocação final: 1º lugar

A única vez em que a Itália entrou como campeã e abriu a Copa com vitória foi em 1938 e o desfecho foi a conquista do bicampeonato. Na ocasião, a Azzurra defendia o título de 1934 e estreou no Mundial seguinte com vitória por 2 a 1 sobre a Noruega.

Nas três oportunidades seguintes, dois empates e uma derrota. A igualdade contra o Paraguai nesta segunda-feira não agradou ao técnico Marcello Lippi. “Eles chegaram ao gol uma vez e marcaram. Nós reagimos bem, mas temos que vencer jogos como estes”, criticou. A Itália pressionou os adversários em boa parte do tempo, mas não conseguiu os três pontos no grupo F.

Diante do retrospecto histórico negativo, a Itália terá agora que superar o tabu para conquistar o quinto título. Em 1950, a Azzurra chegou com as Copas de 1934 e 1938 no currículo. No entanto, iniciou a campanha no Mundial do Brasil com derrota por 3 a 2 para a Suécia, que usou uma espécie de time B na partida.

Quatro anos depois de levantar o troféu da Copa-1982, a seleção italiana chegou ao México sem o goleiro Zoff, o zagueiro Gentile, os meias Tardelli e Antognoni e o atacante Paolo Rossi havia virado reserva. Mesmo assim, a equipe era favorita na estreia contra a Bulgária. A Azzurra saiu na frente com gol de Altobelli, mas Sirakov empatou no fim do segundo tempo.

Superstição à parte, a Itália demonstrou contra o Paraguai um futebol acima do nível dos últimos amistosos e afastou parte das críticas. O técnico adversário Gerardo Martino não poupou elogios à Azzurra. “A primeira impressão após a partida é que a Itália é mais candidata ao título do que eu acreditava antes de começar a Copa do Mundo. A Itália tem um algo a mais neste torneio que não tem nas eliminatórias”, avaliou o comandante do Paraguai.

"Precisamos fazer mais e melhor. O nosso adversário não fez nada, apenas manteve as coisas sob controle", afirmou Lippi. Após o empate em 1 a 1 com o Paraguai na estreia, a Itália enfrenta a Nova Zelândia no próximo domingo, às 11h (horário de Brasília), pela segunda rodada do grupo F. No encerramento da primeira fase, a adversária é a Eslováquia no dia 24.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host