15/06/2010 - 20h38

Casillas diz que Espanha está precavida para evitar novo vexame em Copas

EFE
Em Durban (África do Sul)
  • Casillas faz defesa em treino de reconhecimento do gramado do estádio Moses Mabhida, em Durban

    Casillas faz defesa em treino de reconhecimento do gramado do estádio Moses Mabhida, em Durban

Sem temer a fama de a Espanha ser uma equipe que falha no momento crucial em Copas, o goleiro e capitão Iker Casillas garantiu que a Furia está focada no sonho de conquistar o título do Mundial da África do Sul, mantendo como base a humildade e o respeito aos rivais. O camisa 1 disse que os atuais campeões da Eurocopa ainda estão precavidos para evitar novo vexame.

"Devemos ser prudentes e ficar tranquilos. O principal é ter respeito pelas outras seleções", declarou o goleiro após o último treino da equipe antes da estreia contra a Suíça, em Durban, às 11h desta quarta-feira.

Com dez anos de seleção no currículo, Casillas considera que esta é a melhor equipe que já viu, pois reúne "uma série de jogadores com um grande talento". E acrescenta: "mais que uma equipe, nós somos uma família".

"Começamos a colher os frutos não só na Eurocopa, mas há seis ou sete anos, quando os dirigentes apostaram em uma mudança gerencial. Luis Aragonés [treinador anterior e que levou o time ao título da Eurocopa-2008] soube instaurar tudo, e Vicente Del Bosque seguiu pelo mesmo caminho. Agora nós temos uma seleção que dá vontade de assistir", disse o goleiro.

"Por melhor que seja a seleção, se você não se consegue ganhar um título mundial, tudo vai por água abaixo. Tivemos essa experiência na Copa das Confederações [em 2009], quando jogamos com uma seleção forte, recentemente vitoriosa na Eurocopa, mas que perdeu para uma seleção menor, mais deficiente [contra os Estados Unidos nas semifinais] e não pôde continuar na disputa pelo título", explicou.

Por esse motivo, Casillas advertiu que a equipe respeita todos os rivais, que "são muito experientes, são preparados", e que há jogos que se decidem por um detalhe. "Não há rival pequeno, mas à medida que se passam os anos, as equipes, a seleção mais modesta pode te surpreender", disse.

ESCALE A SELEÇÃO DA ESPANHA

  • Arte UOL

"Atualmente, nosso oponentes aproveitam qualquer jogada, qualquer ação, e fazem seu trabalho. Você tem que estar preparado pra tudo. Qualquer jogada isolada, em qualquer momento, pode decidir uma partida que a bola 'não queira entrar'. O que temos que fazer é começar da melhor forma possível para tentar conquistar logo os três pontos", insistiu.

Quando questionado sobre a oportunidade da Espanha de romper sua maldição nas Copas, argumentou: "Hoje em dia eu vejo e escuto comentários na imprensa internacional, na imprensa espanhola, de especialistas, de dirigentes e dos treinadores mais respeitados no mundo, que dizem que a favorita é a Espanha".

"Sempre vamos como os favoritos e depois eles começam a nos crucificar. Estamos muito precavidos e prudentes, e ninguém vai nos impedir ou tirar o que já conseguimos, pois não foi fácil ganhar a Eurocopa", declarou.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host