13/06/2010 - 09h25

Lula nega atrasos e diz que Brasil vai entregar obras "na hora certa" para Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Lula cumprimenta o técnico da seleção, Dunga

    Lula cumprimenta o técnico da seleção, Dunga

Completamente envolvido com a seleção brasileira e com o clima de Copa do Mundo, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está se despedindo do cargo, mas segue comprometido com a realização do Mundial de 2014 no país. Em entrevista ao jornal Lance, ele negou que as obras para o torneio estejam atrasadas.

“Tenho conversado com o ministro do esporte, Orlando Silva, e com o presidente da CBF [Ricardo Teixeira] e posso assegurar que as obras referentes à Copa de 2014 não estão atrasadas. A Copa do Mundo da África do Sul mal começou e estão cobrando os estádios do Brasil”, disse o mandatário.

Lula mais uma vez mostrou confiança na capacidade brasileira de receber o maior evento esportivo do mundo. “Estou convencido que o Brasil vai fazer uma Copa do Mundo excepcional e que terá a cara do país, os estádios terão a cara do Brasil e o torcedor será recebido com a cordialidade que só o brasileiro oferece.”

O presidente ainda explicou que o governo federal entrará apenas com modernização de infraestrutura, principalmente metrô e aeroportos, e com linhas de crédito. “Abrimos uma linha de financiamento de R$ 2 bilhões para a rede hoteleira se aperfeiçoar. O BNDES ainda tem R$ 3,6 bilhões em financiamento para reconstrução de estádios.”

“Firmamos um pacto federativo com os estados, municípios e instituições públicas e privadas das 12 cidades-sede, para que cada assuma a responsabilidade pela parte que lhe cabe. Ou seja, não vamos repetir aquela situação dos Jogos Pan-Americanos [de 2007], em que o governo federal teve de assumir praticamente todos os investimentos porque o governo do estado e a prefeitura, na última hora, alegaram não ter dinheiro”, finalizou.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host