13/06/2010 - 13h33

Após vitória de Gana, Loftus Versfeld é o estádio mais antigo a receber Copa

Mauricio Stycer
Em Pretória (África do Sul)

A partida entre Gana e Sérvia não teve nenhum momento especialmente memorável, mas ainda assim entrará para a história: ao pisarem no grama do Loftus Versfeld, os jogadores das duas seleções ajudaram a colocar o nome do estádio nos anais da Fifa, como o mais antigo a receber um jogo de Copa do Mundo.

O título pertencia, até hoje, ao Parc des Princes, casa do Paris Saint-Germain, que, então, com 95 anos, sediou partidas da Copa da França, em 1998.

Assim como o Parc des Princes, o Loftus Versfeld também é de 1903 – o que fez dele o primeiro estádio centenário a ser usado em uma Copa. O espaço passou por diferentes reformas ao longo de sua história – a mais recente, estimada em US$ 12 milhões (cerca de R$ 22 milhões), com o objetivo de capacitá-lo para 2010.

Esta última reforma ampliou a sua capacidade em 10 mil lugares, deixando-o com 42.858 assentos. Além de Gana e Sérvia, outras cinco partidas serão disputadas no local, entre as quais África do Sul e Uruguai, no próximo dia 16, e um dos jogos das oitavas de final, em 29 de junho.

Para os Bafana Bafana, o estádio é lembrado como sede da sua primeira vitória contra uma seleção europeia, 1 a 0 na Suécia, em 1999. Quem sabe, não seja aqui também que Carlos Alberto Parreira conquiste a sua primeira vitória em Copa do Mundo dirigindo uma seleção que não a brasileira.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host