11/06/2010 - 12h24

Estrela sul-coreana elogia Coreia do Norte: "serão competitivos"

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (África do Sul)

No fim do mês passado, um navio sul-coreano afundou e o conflito entre as duas Coreias ganhou ainda mais força. Mas na Copa do Mundo, o clima entre os países ´´e bom. Nesta sexta-feira, o craque sul-coreano, Park Ji-sung, elogiou o time norte-coreano.

“A Coreia do Norte tem jogadores desconhecidos e isso pode ser um fator bem difícil para quem vai enfrentá-los. Serão três jogos muito interessantes. Eles podem ser competitivos”, disse o meio-campista do Manchester United.

O fator mistério é resultado da falta de abertura internacional dos “irmãos do norte”. Dos 23 convocados, apenas três jogam fora da Coreia do Norte, um dos países mais fechados do planeta. Conhecido internacionalmente, só Jong Tae-se, o “Rooney asiático”.

Enquanto isso, a Coreia do Sul já surpreendeu em Copas. Em 2002, por exemplo, chegou até a semifinal. A maior história norte-coreana é da Copa de 1966, quando eliminou a Itália. Desde então, estava fora dos mundiais. A Copa da África é a primeira dos dois países juntos. “Faz muito tempo que eles estão longa da Copa e estou muito feliz por ter as duas Coreias jogando aqui”, comletou Park.

ESCALE A COREIA DO NORTE

  • Arte UOL

Questionado sobre os problemas com o navio sul-coreano, porém, o jogador desconverou. “Não tenho poder sobre isso então não posso comentar”, disse.

A Coreia do Sul está no grupo B e estreia contra a Grécia no sábado – completam a chave Argentina e Nigéria. A Coreia do Norte está no grupo G e estreia contra o Brasil na terça-feira. Enfrenta ainda Portugal e Costa do Marfim na primeira fase.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host