11/06/2010 - 06h58

Barba, careca, barriga... As mudanças nos atletas entre as Copas de 2006 e 2010

Do UOL Esporte
Em São Paulo

“Conheço esse jogador de algum lugar...”. Se o torcedor não for um grande entusiasta do futebol, principalmente do praticado na Europa, essa frase irá surgir algumas vezes durante as partidas da Copa do Mundo de 2010, que começa nesta sexta-feira com duas partidas. Mesmo com um hiato de quatro anos, nada menos do que 160 atletas estiveram no Mundial da Alemanha e agora voltaram à África do Sul.

O período entre os Mundiais é suficiente para que aquela vasta cabeleira exibida nos gramados alemães se torne uma (nem tão) discreta careca, que barba e/ou bigode sejam incorporados ao visual, ou até mesmo que o físico privilegiado do passado se transforme em uma pequena barriga saliente.

Para ilustrar essas mudanças, o UOL Esporte preparou um infográfico com as 18 seleções que disputaram o último Mundial e estão na África do Sul em busca do título (ver exemplo acima). Para conhecer as outras equipes, clique nas bandeiras abaixo e, para navegar entre as fotos, basta arrastar para os lados a barra posicionada no centro.

Além das mudanças de fisionomia em alguns jogadores, grandes alterações podem ser vistas também nos elencos. A Argentina, que na última Copa caiu nas quartas de final, foi a que mais radicalizou. Com Maradona à frente do time nacional, apenas Heinze, Burdisso, Mascherano, Maxi Rodriguez, Tevez e Messi ganharam uma nova chance para buscar o tricampeonato.

O fracasso do Brasil em 2006, que foi derrotado na mesma fase dos argentinos, também provocou uma reformulação, porém em uma escala um pouco menor do que à dos rivais. Dunga manteve oito atletas da última geração, mesmo número, por exemplo, de Portugal, México, Estados Unidos e Suíça.

Por outro lado, a sempre perigosa Holanda e a “novata” Austrália (que disputará apenas seu terceiro Mundial) apostaram na base montada em 2006. Em cada uma das seleções, 13 atletas, ou mais da metade do grupo, são os mesmos que participaram da Copa do Mundo na Alemanha.

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host