Claudio Villa/Getty Images

Hitzfeld e Marcelo Lippi conversam após "aborrecimento" em amistoso: Suíça 1, Itália 1

11/06/2010 - 18h14

"A pequena Suíça pode aborrecer os favoritos", diz técnico Hitzfeld

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O técnico alemão Ottmar Hitzfeld, que dirige a seleção da Suíça, acredita que o status de favorito da Espanha só tem a contribuir para que sua equipe possa surpreender na partida entre as duas equipes na Copa do Mundo, a primeira de ambas pelo Grupo H da Copa do Mundo.


“A pequena Suíça pode aborrecer os favoritos”, disse o treinador ao site da Uefa. “A Espanha teve uma ótima campanha nas eliminatórias e são os atuais campeões europeus. Eles são os favoritos e todos dizem que a Espanha vai ganhar. É aí que estás a nossa oportunidade”.

Hitzfeld relembrou a campanha de classificação da Suíça para a Copa e admitiu que os tropeços no início das eliminatórias foram fundamentais para o crescimento da equipe.

“Concedemos dois gols nos últimos dez minutos contra Israel e empatamos em 2 a 2. Em seguida, perdemos para Luxemburgo. Depois disso, tivemos longas discussões com a equipe, dizendo que temos que dar sempre 100% nas partidas de classificação. Para a Suíça, 80% ou 90% não é suficiente – talvez seja para Inglaterra, Alemanha, Itália ou Espanha, mas não para a Suíça”, reconheceu.

No fim das contas, a seleção alpina se classificou em primeiro lugar no Grupo 2 das eliminatórias europeias, deixando a Grécia para a repescagem e eliminando a Ucrânia. Para tal, Hitzfeld considera que a evolução da concentração dos jogadores durante as partidas foi fundamental.

ESCALE A SELEÇÃO DA SUÍÇA

  • Arte UOL

“Os aspectos físico, tático e técnico são muito importantes, mas todo treinador e todo time sabe disso. Mas força mental é ainda mais”.

A Suíça está no Grupo H da Copa ao lado de Chile, Honduras e Espanha, com quem estreiam na competição no dia 16 de junho, em Durban.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host