10/06/2010 - 18h19

Torcedores mexicanos ficam presos no aeroporto sem poder viajar para a Copa

Da EFE
Na Cidade do México

Cerca de 200 mexicanos permanecem presos no Aeroporto da Cidade do México, frustrados por que não devem chegar a tempo para a abertura da Copa do Mundo da África do Sul, apesar de terem comprado seus pacotes turísticos com antecedência.

"O que estamos vivendo é uma tristeza, uma falta de ética e respeito. Espero que isto seja esclarecido", disse Gilberto à Agência Efe. Ele é um dos torcedores barrados no terminal 1 do aeroporto da capital mexicana.

Da mesma forma que os outros passageiros que não conseguiram viajar, Gilberto foi avisado por telefone pelas agências Mundomex, Supertravel e Cuevas Viajes, encarregadas de vender os pacotes da Copa do Mundo no México, para ir ao aeroporto, onde supostamente sairia um avião fretado em direção a Johanesburgo.

Representantes de uma das agências explicaram à Efe que a empresa aérea responsável por levar seus clientes teve problemas e não enviou o avião.

"Nós não estamos descumprindo o contrato. A empresa Worldwide Charter é encarregada de transportá-los a Johanesburgo com escala em Recife (Brasil) e reportou na última hora falhas técnicas em uma aeronave, mas nos disseram que poderá levá-los mais tarde", detalhou a fonte.

Esse argumento foi insuficiente para acalmar a frustração dos torcedores que em seu desespero tentam comprar passagens para a Europa e dali para a África do Sul, e os que não têm dinheiro para tanto que se conformem em rezar.

"Não nos sobra mais nada além de rezar e confiar que nos levarão, sim, embora já seja certo que não chegaremos à inauguração", disse um torcedor que espera viajar com sua namorada.

Um raio de esperança para os turistas apareceu com as declarações de um porta-voz do aeroporto, que disse que os encarregados de algumas companhias aéreas comerciais tratarão de acomodá-los em seus voos.

Algumas empresas envolvidas com as viagens dos torcedores à Copa receberam numerosas queixas, enquanto outras mantêm as promoções e vendem pacotes pela internet com a observação de que se o México não chegar às oitavas-de-final, terão três opções de equipes a seguir entre as 16 melhores.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host