10/06/2010 - 17h10

Espanha viaja como favorita, e Xavi vai pintar o cabelo se for campeão

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Espanha viaja nesta quinta-feira à África do Sul com status de favorita ao título, fato pouco comum na história do país europeu, que nunca ganhou a Copa do Mundo. Enquanto os jogadores adotam prudência ao falar sobre a expectativa criada pelas exibições da Furia nos últimos anos, o meio-campista Xavi prometeu, diante da insistência de alguns jornalistas, pintar o cabelo com as cores da bandeira espanhola em caso de triunfo.

O atleta do Barcelona afirmou que a sua seleção não pode mudar o estilo de jogo ofensivo. “Se ganharmos ou perdermos, temos que ser nós mesmos. Triangular e nos sentirmos cômodos com a bola no pé. Essa foi a base da Eurocopa”, declarou, segundo o site do jornal Marca.

Os espanhóis faturaram a Eurocopa de 2008 e chamam a atenção pelo futebol envolvente, com uma formação tática que varia do 4-5-1 sem a bola para o 4-3-3 no ataque. Não perdem há 12 partidas e no último amistoso preparatório para o Mundial golearam a Polônia por 6 a 0.

Questionado sobre a condição de favorito, Xavi respondeu: “Gostamos que os outros nos levem em conta. Prefiro ser candidato ao título do que favorito, sobretudo por existirem outras seleções, como Brasil, Argentina e Itália. A nós agrada mais a prudência e a cautela.”

Já o atacante David Villa, futuro companheiro de Xavi no Barcelona, disse que os adversários veem a Espanha com respeito. Entretanto, admitiu: “prefiro evitar [confrontos] com as grandes seleções.”

A delegação do país ibérico desembarca na África do Sul nesta sexta-feira. A estreia pelo Grupo H acontece dia 16, contra a Suíça. Dias 21 e 25 ocorrem os duelos com Honduras e Chile.

Iniesta sofreu um edema muscular no último amistoso, mas os espanhóis demonstram otimismo para que ele esteja em campo diante dos suíços. 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host