10/06/2010 - 20h42

Crise militar deve fazer Coreia do Norte perder transmissão da Copa

Das agências internacionais
Em Seul (Coreia do Sul)
  • Equipes de resgate da Coreia do Sul içam o navio militar do país que afundou após ataque de torpedo

    Equipes de resgate da Coreia do Sul içam o navio militar do país que afundou após ataque de torpedo

A nova crise entre Coreia do Sul e Coreia do Norte, que é acusada de ter afundado um navio de seus vizinhos, afetou diretamente os fãs de futebol que vivem sob o regime comunista de Pyongyang. De forma que a transmissão da Copa do Mundo de 2010, que em princípio seria repassada por uma rede de TV do sul para o norte, dá todos os indícios de que será cancelada.

A Coreia do Norte queria repetir o esquema que foi armado no Mundial de 2006, durante o qual a transmissão das partidas que se passavam na Alemanha eram repassadas de graça pela SBS TV, emissora baseada na Coreia do Sul.

Isto porque, extremamente empobrecido, o governo norte-coreano, dono do único canal de TV no país, não tinha – e pelo jeito, continua não tendo – dinheiro para pagar os direitos de transmissão à Fifa. Na época, a Coreia do Sul gastou 150 milhões de wons (cerca de R$ 240 mil) para fornecer as imagens a seus vizinhos.

Só que quatro anos atrás, os “irmãos fratricidas” estavam em política de trégua e boa vontade. Agora, os sul-coreanos acusam o regime de Kim Jong-Il de ter afundado em março de 2010 uma de suas fragatas de guerra, causando a morte de 46 militares e gerando uma nova crise diplomática entre os países, que desde a guerra que os separou nos anos 50, ainda não assinaram um armistício.

A SBS TV comprou da Fifa o direito de transmitir a Copa do Mundo com exclusividade em toda a península coreana, o que inclui também a Coreia do Norte. Antes da crise, o canal negociava o serviço com Pyongyang, que queria as imagens de graça. Agora, qualquer acordo parece ter ido água abaixo.

“Os diálogos tiveram pouco progresso, principalmente depois do afundamento do navio. Agora não podemos chegar a um acordo em tempo para a Copa”, disse um porta-voz da SBS TV à AFP.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host