Reuters

Garotos treinam no Mimosas, time marfinense que mais revelou para o Mundial

09/06/2010 - 07h01

'Desconhecidos' ofuscam Barça e são os maiores formadores de atletas da Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Barcelona se gaba de ter poderoso sistema direcionado às categorias inferiores, ironizando regularmente o rival Real Madrid ao anunciar que “seus craques são formados em casa, e não comprados”. Lionel Messi e Xavi são algumas das crias. A condição do Barça de clube revelador, pelo menos quando o assunto é Copa do Mundo, é ofuscada por um time marfinense e outro coreano.

OS PRINCIPAIS FORMADORES

TIMES TOTAL
Asec Mimosas (C. do Marfim) 13 atletas
25 de Abril (C. do Norte) 9 atletas
Barcelona 8 atletas
Ajax 8 atletas
Bayern Munique 6 atletas

Desconhecidos para grande parte do mundo, o Asec Mimosas, da Costa do Marfim, e o 25 de Abril, da Coreia do Norte, são os clubes que mais formaram atletas para a disputa do Mundial.

Ambos deixaram para trás os tradicionais Barcelona e Ajax.

Ao todo, 13 jogadores que disputarão a Copa iniciaram carreira no Mimosas, clube popular na Costa do Marfim (uma espécie de Corinthians marfinense). Deste grupo, vários se tornaram famosos em clubes europeus, como Eboué (Arsenal), Yaya Touré (Barcelona), Kolo Touré (Manchester City) e Kalou (Chelsea).

Já o 25 de Abril, poderoso clube da Coreia do Norte, é “pai” de nove atletas convocados para o Mundial. Oito deles ainda continuam no 25 de Abril (nome dado em homenagem à fundação das Forças Armadas). Apenas Hong Yong-Yo deixou o clube coreano, atuando no futebol russo.

Barcelona e Ajax somam oito atletas cada neste Mundial como clubes formadores.

Flamengo: maior “escola nacional”
Atual campeão brasileiro, o Flamengo é o clube nacional que mais revelou atletas para a competição na África do Sul: Júlio César, Juan e Felipe Melo. Cruzeiro (Gomes e Maicon) e São Paulo (Kaká e Júlio Baptista) aparecem em seguida.

O levantamento é feito com base no primeiro contrato profissional assinado pelos atletas. Luís Fabiano, por exemplo, teve passagem pela base do Guarani, mas fechou seu primeiro acordo anos depois com a Ponte Preta.

Caso semelhante à de Cesc Fabregas, que firmou seu primeiro vínculo profissional como atleta do Arsenal, embora tenha atuado na base do Barcelona.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host