08/06/2010 - 08h39

Trem de alta velocidade é inaugurado em Johanesburgo para aliviar trânsito

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (AFS)
  • Turistas desembarcam em estação do Gautrain, trem de velocidade localizado em Johanesburgo

    Turistas desembarcam em estação do Gautrain, trem de velocidade localizado em Johanesburgo

O primeiro trem de velocidade da África do Sul começou a operar em Johanesburgo nesta terça-feira. O meio de transporte é uma alternativa importante para os torcedores, promete aliviar o já famoso trânsito caótico da cidade e ajudar na movimentação dos fãs durante a Copa do Mundo.

Na segunda-feira, os turistas e moradores que tentavam sair do aeroporto para o centro de Johanesburgo tinham problemas. Eles demoravam o dobro do tempo normal para chegar ao seu destino.

O novo Gautrain, que passa pelo distrito de Sandton Ritzy, onde muitos torcedores se hospedam para assistir à Copa, é tratado como a solução para aliviar o trânsito. O trem transportou os primeiros passageiros nesta terça-feira, a uma velocidade de 160 km/h.

Um bilhete de ida para o aeroporto custa 100 rands (cerca de 13,50 dólares). O preço gera críticas, pois é cosiderado muito caro para a classe trabalhadora sul-africana. O trem ligará Johanesburgo ao município de Soweto e também terá ligação para Pretória.

Entretanto, a construção foi inaugurada sem estar completamente finalizada. A decisão foi tomada para que o meio de transporte pudesse estar disponível durante a Copa do Mundo. As autoridades municipais dizem que a obra será suspensa durante o torneio, a partir desta sexta-feira.

A Fifa manifestou preocupação sobre congestionamentos e dificuldades de acesso ao estádio Soccer City, perto de Soweto. A entidade recomenda que os sul-africanos, famosos por chegarem atrasados aos jogos, cheguem cedo para evitar maiores problemas.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host