07/06/2010 - 18h22

Lippi quer usar variação tática como surpresa da Itália na Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O técnico Marcello Lippi não quer a Itália seja previsível durante a Copa do Mundo. O treinador disse que pretende usar um esquema tático flexível para que a seleção europeia tenha sucesso no Mundial da África do Sul.

Os Azzurri empataram com Camarões e com a Suíça e vêm de uma derrota para o México antes de defender o segundo título seguido do Mundial.

“Tenho falado com os jogadores. Não existem formas fixas. Nós tentamos duas ou três estruturas e vamos escolher o mais adequado levando em conta as características dos jogadores”, disse o comandante ao site oficial da Fifa.

"Você pode dizer que jogamos no sábado em Genebra com um 4-3-3, mas são apenas números. A Itália na Copa do Mundo irá variar. Encontraremos a química e vamos estar lá na Copa do Mundo. Como protagonistas."

Lippi já havia demonstrado sua admiração pela italiana Francesca Schiavone, campeã do Aberto da França no último fim de semana, e revelou que a usaria como inspiração durante o Mundial da África do Sul.

"No sábado à tarde, na sala em Genebra, fiquei colado à TV para assistir do primeiro ao último ponto ganho pela Francesca Schiavone na final”.

"Seu desempenho foi simbólico na minha Itália: teve paixão, determinação, classe e coração. Em 2004 eu tive o exemplo do Setterosa Olímpico (o time feminino medalha de ouro vencendo o pólo aquático) como ponto de referência. Hoje é a Schiavone", afirmou.

A Itália faz parte do grupo F na Copa do Mundo que ainda tem Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host