02/06/2010 - 18h59

Uruguai define possível time titular para a estreia na Copa

Das agências internacionais
Em Montevidéu (Uruguai)
  • Oscar Tabárez (esq.) e seu assistente, Celso Otero, antes da foto oficial da seleção do Uruguai.

    Oscar Tabárez (esq.) e seu assistente, Celso Otero, antes da foto oficial da seleção do Uruguai.

A seleção do Uruguai realizou nesta quarta-feira um treino técnico a portas fechadas em que o técnico Oscar Tabárez alinhou a equipe que enfrentará a França no dia 11, na estreia dos uruguaios na Copa da África.

Os prováveis 11 jogadores em campo são Fernando Muslera no gol; Andrés Scotti, Diego Lugano e Diego Godín na defesa; Maximiliano Pereira e Álvaro Pereira como laterais volantes pela direita e pela esquerda, respectivamente; Diego Pérez e Walter Gargano como meio-campistas de contenção; Ignacio González na ligação; e Luis Suárez e Diego Forlán na ofensiva.

Os treinos apontam para “um Uruguai protagonista, obviamente sem descuidar da defesa, tomando as iniciativas pelas laterais e gerando jogadas pelo meio, que podem ser de Nicolas [Lodeiro] ou Ignácio [González]”, disse o jogador Godín numa coletiva de imprensa.

Segundo Godín, os uruguaios pretendem “pressionar em todos os pontos do campo, trabalhar para encurtar os espaços e ter uma equipe que ‘jogue curto’, e para isso a linha final deve estar muito atenta”.

Tabárez assegurou que seus jogadores “vão chegar bem em todos os aspectos necessários a um bom rendimento: físico, tático e psicológico”.

Questionado sobre o último amistoso da equipe de Raymond Domenech, em a França empatou em 1 a 1 com a Tunísia, o treinador uruguaio comentou que, na sua opinião, há uma valorização “extremamente relativa” da fase de preparação das seleções da Copa.

Neste sentido, Tabárez disse que não crê que “a Portugal que veremos na Copa da África será a mesma que empatou com Cabo Verde, nem a Suíça que perdeu da Costa Rica”.

Em seu último contato com a imprensa antes da ida à África do Sul, o técnico também relativizou a importância de ganhar o jogo de estreia: “Na Itália, em 1990, a Argentina perdeu a primeira partida e chegou à final. No futebol há que se deixar um pouco de espaço para o inesperado. Nada pode garantir que aquele que perde será eliminado, mas o que ganha dá um passo muito importante para a classificação para as oitavas.”

Bicampeã mundial (em 1930 e 1950), a seleção uruguaia é parte do Grupo A e joga com França (dia 11), África do Sul (16) e México (22).

Nesta quinta, os azuis treinarão em jornada dupla; na sexta-feira, farão um movimento tático pela manhã e viajarão à tarde para a cidade sul-africana de Kimberley, onde estarão concentrados durante o Mundial.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host