01/06/2010 - 12h36

Taça da Copa do Mundo ganha luxuosa mala para ser transportada

Das agências internacionais
De Paris (França)
  • Naomi Campbell posa com a taça da Copa do Mundo no evento realizado em Paris

    Naomi Campbell posa com a taça da Copa do Mundo no evento realizado em Paris

A taça da Copa do Mundo viajará para a África do Sul dentro de um estojo de gala confeccionado especialmente para o troféu pela famosa marca francesa Louis Vuitton. A caixa que transportará o símbolo mais cobiçado do futebol mundial foi apresentada na cidade de Paris, em um evento que contou com a presença da modelo britânica Naomi Campbell.

A taça pesa pouco mais de seis quilos, tem 36 centímetros de altura e é composta de ouro 18 quilates sob uma base de malaquita semi preciosa. Até o momento, ela estava sendo transportada em uma caixa metálica dentro de uma bolsa de ginástica para não chamar atenção, segundo informou o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil.

"A partir de 4 de junho, a cada vez que o troféu viajar, não importa a distância e o destino, o fará dentro dessa mala", explicou o representante da organização no evento em Paris.

A maleta foi confeccionada e desenhada a mão por três pessoas, entre elas Patrick-Louis Vuitton, presidente da empresa, que levou a taça ao seu escritório para analisar o tamanho e o peso do artefato e concluiu que deveria construir uma mala resistente e capaz de viajar na cabine dos aviões.

Foram mais de cem horas de trabalho nas históricas oficinas da empresa nos arredores de Paris para concluir a mala feita com madeira de álamo - escolhida por sua leveza, firmeza e flexibilidade -, forrada com o emblema da Fifa estampado e protegida com metal nas quinas, dando o aspecto final de bagagem de luxo.

"Temos a taça mais conhecida do mundo, mas até agora ela sempre viajou em condições inapropriadas à sua grandeza. Chegou a hora da Fifa ter sua própria mala personalizada", disse Weil, que também elogiou o fabricante da bagagem. "Não tem ninguém melhor do que o maior fabricante de malas do mundo para realizar esse pedido tão especial", completou o diretor da organização.

O custo do trabalho não foi divulgado. Para dar mais glamour à apresentação da mala, foi convidada a modelo inglesa Naomi Campbell, que posou ao lado de uma réplica da taça. A original já está na África do Sul.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host