01/06/2010 - 18h00

Chilavert critica treinadores de Paraguai e Argentina

Das agências internacionais
De Assunção (Paraguai)

O polêmico José Luis Chilavert resolveu falar e não poupou críticas ao técnico da seleção do Paraguai, o argentino Gerardo "Tata" Martino e até a Maradona, que comanda a Argentina. Para o ex-goleiro, o treinador do Paraguai tem uma dívida a pagar no mundial, referindo-se à falta de agressividade do elenco.

"Ele precisa trazer de volta aquela personalidade agressiva que o Paraguai mostrou diante da Argentina e do Brasil, nas eliminatórias. Mas esse time do Martino não se decide sobre como jogar, não consegue manter uma regularidade", disse o ex-goleiro com sua habitual falta de diplomacia.

Na opinião de Chilavert, o Paraguai possui outra personalidade, mais conservadora, como nas derrotas perante Chile e Colômbia, também nas eliminatórias.

"São muitos altos e baixos, mas o trabalho do técnico é bom. Espero que consigamos encontrar o equilíbrio no mundial e mostrar um time mais agressivo", continuou.

Chilavert foi o goleiro titular nas Copas de 1998 (França) e 2002 (Coreia e Japão). Hoje, como torcedor, lamenta a ausência do atacante Salvador Cabañas na equipe que enfrentará Itália, Eslováquia e Nova Zelândia pelo grupo F.

O atacante do América do México ainda se recupera de um ataque que sofreu em uma casa noturna na Cidade do México, quando foi baleado na cabeça em janeiro desse ano.

"Cabañas tinha personalidade, coragem e fazia gols. Era o protótipo do paraguaio guerreiro, agressivo. É uma pena para o time e espero que os responsáveis sejam encontrados e paguem pelo crime", lamentou o ex-goleiro da seleção.

Quando se referiu a Maradona, Chilavert foi ainda mais contundente. Segundo ele, "(Maradona) não sabe se comunicar com os jogadores, todos de elite, não tem currículo como técnico, não fez nenhum curso e não sabe ensinar o caminho do bom futebol ao seu time. Até agora ele não conseguiu se tornar um líder e não sabe como falar aos jogadores. A Associação do Futebol Argentino (AFA) lhe deu uma oportunidade e ali começou o problema da Argentina", finalizou de maneira firme.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host