30/05/2010 - 09h01

Inexperiência em Copas é motivo de desconfiança para portugueses

Roberto Dias
Da Folhapress
Em Covilhã (POR)

Mais desconfiança brota da inexperiência do time, que passou por renovação semelhante à que Luiz Felipe Scolari implantou ao assumir o comando, em 2003. Só oito dos 24 convocados (um deles será cortado na lista final, até o dia 1º) estiveram no Mundial de 2006.

Portugal não levará à África nenhum atleta com duas Copas do currículo -muito mais conhecido como celeiro de jogadores, o Brasil não embarca assim para a disputa de um Mundial desde que surgiu Pelé, na Copa de 58.

"Talvez nós não tenhamos tanta experiência como equipe, mas em nível individual podemos ser melhores", afirma Cristiano Ronaldo.

Mas nem ele põe Portugal entre os favoritos à taça, assim como o mais badalado nome do futebol português no momento, o técnico José Mourinho, que ganhou a Copa dos Campeões, no domingo passado, com a Inter.

"Nem com Cristiano a mil por hora teria possibilidades", disse o treinador ao jornal espanhol Marca.

Mourinho foi aluno, nos anos 70, na faculdade de educação física, de Carlos Queiroz, o atual treinador da seleção portuguesa.

De origem moçambicana, Queiroz se tornou conhecido em Portugal por revelar o que ficou conhecido como a "geração de ouro", o time que foi bicampeão mundial de juniores (1989 e 1991).

Só que fracassou como técnico da seleção logo na sequência, ao não conseguir classificá-la para a Copa-94.

Foi mal também no Real Madrid, numa passagem que durou dez meses. Suas principais conquistas com times adultos vieram como assistente de Alex Ferguson no Manchester United.

Para o técnico, pouco importa. Afirma que, antes das eliminatórias, Portugal tinha "uma hipótese em um milhão" de ganhar a Copa e, após derrotar a Bósnia na repescagem, que passou a ter "uma em mil". Treina agora o time para chegar à África com "uma em dez".

Do seu passado, prefere se lembrar de outra passagem, ainda mais distante, no início da caminhada aos dois títulos com os juniores.

"Há 25 anos, quando disse que Portugal podia ser campeão do mundo, os jogadores foram os primeiros a rir".

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host