28/05/2010 - 16h02

Raros exemplos e auge de Julio Cesar deixam Doni e Gomes à espera do improvável

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)

Doni e Gomes apareceram entre os 23 privilegiados escolhidos por Dunga para defender o Brasil na Copa do Mundo, mas já se preparam para ser meros coadjuvantes. O motivo? A ótima fase de Julio Cesar e o histórico quase inexistente de goleiros reservas que se destacam na seleção durante Mundiais.

DONI NA ERA DUNGA

Partidas: 10
Minutos: 855
Gols sofridos: 9
1º jogo com Dunga:
0 x 0 Turquia, 5/6/07

Nas 18 edições anteriores da Copa, apenas quatro goleiros reservas tiveram oportunidades. Recentemente apenas Rogério Ceni entra nesse grupo, e mesmo assim como “figurante”. Em 2006, no terceiro jogo da fase de grupos, ele substituiu Dida nos oito minutos finais da goleada por 4 a 1 sobre o Japão. Nesse dia, o Brasil se deu o luxo de atuar com time misto. Ceni se encaixou nesse contexto.

GOMES NA ERA DUNGA

Partidas: 4
Minutos: 360
Gols sofridos: 2
1º jogo com Dunga:
1 x 1 Noruega, 16/8/06

Os exemplos anteriores foram Manga em 1966, substituindo Gilmar na derrota por 3 a 1 para Portugal, a disputa entre Batatais e Walter Goulart na distante Copa de 1934 (o segundo fez quatro jogos, contra um do companheiro), e, por fim, Joel e Velloso atuando uma vez cada nas duas partidas de 1930.

Além disso, Julio Cesar é titular indiscutível de Dunga e vive fase especial. É apontado por muitos como o melhor goleiro do mundo e acabou de fazer uma temporada histórica pela Internazionale de Milão, faturando Liga dos Campeões, Italiano e Copa da Itália.

Portanto, resta aos reservas torcer pelo titular, já que apenas uma lesão surge como possibilidade para tirar a vaga de Julio Cesar. “Ele está muito bem fisicamente e acabou de ganhar a Liga dos Campeões”, destacou Doni. “Estamos aqui empurrando o Julio para que ele faça uma grande Copa”, emendou Gomes.

Gomes, inclusive, foi questionado sobre o defeito do titular. “Todo mundo tem defeito, mas no momento está difícil achar algum nele. Se não é o melhor, o Julio é um dos melhores do mundo. Mas se precisar, eu e o Doni estamos no mesmo nível.”

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host