Garoto-propaganda de patrocinador da seleção, Pelé deu nova prova de reaproximação com a CBF
Pelé deu, nesta sexta-feira, mais uma amostra de sua afinação com a atual cúpula do futebol brasileiro. Garoto-propaganda da Nestlé, o ex-jogador dividiu a bancada com o presidente da empresa e Ricardo Teixeira, mandatário da CBF, no lançamento do novo patrocínio da seleção brasileira.
Tratado pelo cartola como “caro amigo”, Pelé deve dividir espaço publicitário com a seleção. O Rei do Futebol representa a marca Nestlé e pode ser incluído em campanhas com os atuais astros brasileiros até a Copa de 2014, data do fim do contrato entre a multinacional e a entidade.
"Fico feliz em poder estar aqui. Agradeço a Deus por ter saúde e por só estar em equipes vencedoras. Eu já faço parte da Nestlé há muito tempo", disse Pelé.
A associação entre as partes não é exatamente uma novidade. Em 2008, Pelé deu início à sua primeira relação comercial com a CBF, ao aceitar o cargo de embaixador da Copa do Mundo brasileira, pelo qual receberia até um salário.
A proximidade contraria o clima de guerra entre Pelé e Teixeira que dominou a imprensa esportiva na primeira metade dos anos 1990. Em 1993, em entrevista à Playboy, o ex-jogador denunciou o dirigente, dizendo que teria sido desfavorecido pela CBF em uma concorrência por não ter pagado um valor extra à entidade.
Ricardo Teixeira respondeu imediatamente, processando Pelé. Os dois se tornaram desafetos até o início dos anos 2000, quando reaproximaram-se na época da CPI do Futebol.
O acerto de contas, que incluiu o então Ministro de Turismo e Esportes Carlos Melles, ficou conhecido como “pacto dos notáveis” e começou a desmantelar o esforço pela moralização do esporte. Dali em diante, Pelé e Ricardo Teixeira pararam com as farpas, e o ex-jogador chegou a negar o entrevero.
“Este desentendimento foi da imprensa, porque nunca tivemos desentendimentos. Eu nunca tive problema pessoal com o Ricardo. Algumas vezes as pessoas confundem a ideia que eu tinha quando era ministro, com relação à Lei Pelé”, disse Pelé à Folha de S. Paulo em 2008, ao ser confirmado como embaixador de 2014.
A relação de Pelé com o mundo publicitário não é recente. O ex-jogador é um dos rostos mais conhecidos do mundo e sequer consegue responder quantas marcas representa atualmente. O Rei do Futebol contabiliza de 15 a 20 contratos, contando com o exterior, e lembra de seu primeiro comercial.
"Acho que a primeira propaganda que eu fiz foi em 1958. Foi de um leite na Suécia. Acho que era concorrente", brinca Pelé, olhando para Ivan Zurita, presidente da Nestlé.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito