15/05/2010 - 07h00

Ex-crítico da CBF, Pelé vai dividir espaço publicitário com a seleção brasileira

Gustavo Franceschini
Em São Paulo

Pelé deu, nesta sexta-feira, mais uma amostra de sua afinação com a atual cúpula do futebol brasileiro. Garoto-propaganda da Nestlé, o ex-jogador dividiu a bancada com o presidente da empresa e Ricardo Teixeira, mandatário da CBF, no lançamento do novo patrocínio da seleção brasileira.

Tratado pelo cartola como “caro amigo”, Pelé deve dividir espaço publicitário com a seleção. O Rei do Futebol representa a marca Nestlé e pode ser incluído em campanhas com os atuais astros brasileiros até a Copa de 2014, data do fim do contrato entre a multinacional e a entidade.

"Fico feliz em poder estar aqui. Agradeço a Deus por ter saúde e por só estar em equipes vencedoras. Eu já faço parte da Nestlé há muito tempo", disse Pelé.

A associação entre as partes não é exatamente uma novidade. Em 2008, Pelé deu início à sua primeira relação comercial com a CBF, ao aceitar o cargo de embaixador da Copa do Mundo brasileira, pelo qual receberia até um salário.

A proximidade contraria o clima de guerra entre Pelé e Teixeira que dominou a imprensa esportiva na primeira metade dos anos 1990. Em 1993, em entrevista à Playboy, o ex-jogador denunciou o dirigente, dizendo que teria sido desfavorecido pela CBF em uma concorrência por não ter pagado um valor extra à entidade.

Ricardo Teixeira respondeu imediatamente, processando Pelé. Os dois se tornaram desafetos até o início dos anos 2000, quando reaproximaram-se na época da CPI do Futebol.

O acerto de contas, que incluiu o então Ministro de Turismo e Esportes Carlos Melles, ficou conhecido como “pacto dos notáveis” e começou a desmantelar o esforço pela moralização do esporte. Dali em diante, Pelé e Ricardo Teixeira pararam com as farpas, e o ex-jogador chegou a negar o entrevero.

“Este desentendimento foi da imprensa, porque nunca tivemos desentendimentos. Eu nunca tive problema pessoal com o Ricardo. Algumas vezes as pessoas confundem a ideia que eu tinha quando era ministro, com relação à Lei Pelé”, disse Pelé à Folha de S. Paulo em 2008, ao ser confirmado como embaixador de 2014.

A relação de Pelé com o mundo publicitário não é recente. O ex-jogador é um dos rostos mais conhecidos do mundo e sequer consegue responder quantas marcas representa atualmente. O Rei do Futebol contabiliza de 15 a 20 contratos, contando com o exterior, e lembra de seu primeiro comercial.

"Acho que a primeira propaganda que eu fiz foi em 1958. Foi de um leite na Suécia. Acho que era concorrente", brinca Pelé, olhando para Ivan Zurita, presidente da Nestlé.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host