11/05/2010 - 07h01

Dunga convoca os 23 da Copa entre pressão por surpresa e coerência de discurso

Do UOL Esporte
Em São Paulo

OS PREFERIDOS DE DUNGA

GOLEIROS

Júlio César (f)
Victor
LATERAIS

Maicon (f)
Daniel Alves
ZAGUEIROS

Lúcio (f)
Juan
Luisão
VOLANTES

Gilberto Silva (f)
Felipe Melo
Josué
MEIAS

Kaká (f)
Elano
Ramires
Júlio Baptista
ATACANTES

Robinho (f)
Luís Fabiano

A pressão nacional é por novidades, representadas por Ganso e Neymar. O argumento contrário se baseia na coerência de três anos e dez meses de trabalho. Na tarde desta terça-feira, Dunga acaba com dúvidas e especulações. Às 13h, no Rio de Janeiro, ele anuncia os 23 convocados para defender o Brasil na Copa do Mundo da África do Sul.

A expectativa pela lista é grande. Alguns nomes são praticamente certos e já fazem planos para o Mundial. Outros são fortes candidatos e aguardam apenas a confirmação oficial. Mas são as últimas vagas que despertam curiosidade, intermináveis análises e muito lobby.

Paulo Henrique Ganso e Neymar encabeçam as campanhas por uma vaga na seleção. O atraente futebol do Santos, campeão paulista e semifinalista da Copa do Brasil, ajudou a dupla a se destacar e se tornar uma pressão extra sobre Dunga.

As incertezas existem em pelo menos quatro posições: goleiro, zagueiro, lateral-esquerdo e atacante. Na meta, Júlio César é o titular absoluto e Victor aparece como dono do terceiro posto. Doni e Gomes, mais experientes, brigam pela condição de reserva.

Na lateral esquerda, Michel Bastos foi o dono da posição nos últimos jogos e Gilberto é quem tem maior número de partidas no setor sob o comando de Dunga. E ambos não atuam como laterais em seus times. A disputa pela quarta vaga da zaga também é grande entre Thiago Silva e Miranda.

Para acompanhar Robinho e Luís Fabiano no ataque, Dunga tem muitas opções. Nilmar e Adriano são os favoritos, ainda que o atacante do Flamengo seja questionado pela própria torcida rubro-negra. Mas outros nomes lembrados recentemente pelo treinador podem surpreender, como Diego Tardelli e Grafite, este último convocado apenas para o único amistoso deste ano.

Nos últimos meses, principalmente após garantir a vaga na Copa, Dunga reforçou em diferentes entrevistas que seguiria a linha de trabalho que surtiu efeito. Deu a entender que irá valorizar os jogadores que o acompanharam nos dois títulos (Copa América e Copa das Confederações), na primeira colocação nas eliminatórias sul-americanas e nas vitórias expressivas contra seleções de primeiro nível.

OS 7 SUPLENTES DE DUNGA

Além de anunciar os 23 nomes escolhidos para representar o Brasil na África do Sul, Dunga também terá que definir os sete possíveis substitutos caso aconteça alguma baixa no grupo.

A CBF precisa enviar a lista dos 30 jogadores à Fifa até o fim desta terça-feira, mas deve anunciar os sete suplentes ao longo desta tarde. A Fifa promete divulgar os 30 jogadores de todas as seleções nesta quinta-feira.

Às vésperas da Copa do Mundo, ele deve apostar na gratidão pelos jogadores que atenderam seu chamado em momentos de maior cobrança e menos glamour. A Copa América de 2007, disputada menos de um ano depois da queda no Mundial da Alemanha, aparece como grande ponto de partida no aspecto confiança. Jogadores como Doni, Elano, Robinho, Júlio Baptista tiveram boas atuações e se firmaram com Dunga.

Ao mesmo tempo, Kaká e Ronaldinho Gaúcho pediram para não disputar o torneio e precisaram batalhar para voltar à equipe. O primeiro conseguiu e mesmo com problema crônico no púbis é presença certa na Copa da África do Sul. O segundo já aparece como azarão e pode ver o Mundial pela televisão.

Essa e todas as dúvidas só acabarão na tarde desta terça-feira. Depois de 53 jogos à frente da seleção, Dunga anunciará os 23 felizardos, deixará outros sete como opções para eventuais problemas e frustrará outros aspirantes às vagas. Resta apenas saber se o treinador abrirá exceções para atender aos apelos nacionais ou se seguirá rigorosamente a coerência que pregou desde 2006.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host