10/05/2010 - 08h54

Após vencer briga com rúgbi, Federação Australiana oficializa candidatura à Fifa

Das agências internacionais
Em Sidney (Austrália)

A Federação Australiana de Futebol (FFA) teve muito trabalho, mas finalmente conseguiu o direito de levar sua proposta de candidatura às Copas de 2018 ou 2022 à Fifa. Os dirigentes do futebol travaram verdadeiro duelo com a Federação de Rúgbi do país para ter o direito de oficializar o interesse em receber o Mundial.

Esporte mais popular da Austrália, o rúgbi tem suas maiores e mais importantes competições jogadas principalmente no inverno, mesma época do ano em que aconteceria a disputa de futebol no hemisfério sul.

Dessa forma, haveria confronto pelo uso dos melhores estádios do país, que já estão destinados ao esporte em um contrato de locação antigo. Se a Austrália for escolhida, cerca de 90 partidas do torneio de rúgbi terão que ser remarcadas.

Após o litígio, finalmente a Federação de Futebol do país conseguiu se acertar com os dirigentes do rúgbi e recebeu o direito de enviar sua proposta para sediar o maior torneio de futebol de 2018 ou 2022 à Fifa.

"Temos o apoio unificado da nação por trás da nossa proposta e estamos prontos para sediar o maior evento esportivo do mundo", disse o presidente FFA, Frank Lowy, que viajou a Zurique para levar a proposta de candidatura do país.

Um memorando de entendimento assinado no final de semana permitirá novas regras para as competições de rúgbi e compensações por parte da FFA para a desocupação dos espaços e deslocamento dos jogos.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host