25/04/2010 - 16h11

Copa deve marcar fim de geração da Austrália

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Goleiro Mark Schwarzer, de 37 anos, deve se despedir da seleção depois da Copa do Mundo

    Goleiro Mark Schwarzer, de 37 anos, deve se despedir da seleção depois da Copa do Mundo

A Copa do Mundo deve marcar o fim de uma geração de jogadores da Austrália, que ganhou fama em 2006, quando a seleção acabou com um jejum de 32 anos sem disputar um Mundial. E a equipe não foi para a Alemanha de passeio, chegando à segunda fase da competição.

Quatro anos depois, a histórica equipe australiana conta com uma base de jogadores formada por veteranos, que devem pendurar as chuteiras neste ano. O grupo de jogadores conta com 14 atletas que disputaram a Copa de 2006. Dez deles têm mais de 30 anos.

O goleiro Mark Schwarzer, de 37 anos, é o jogador mais experiente da equipe. Aliás, a posição é um caso emblemático da dificuldade de renovação da Austrália, já que os outros dois goleiros que devem ir à Copa têm mais de 30 anos. Michael Petkovic tem 33. Ante Covic está com 34.

A dupla de zaga é formada pelos veteranos Lucas Neill, de 32 anos, e Craig Moore, de 34. Moore anunciou que deve abandonar os gramados depois do Mundial e acredita que a Austrália precisa passar por um processo de renovação. "Eu tive uma passagem maravilhosa, mas já foi o suficiente", disse. Para ele, a Copa Asiática, no próximo ano, deve servir como laboratório para essa transição.

"Tenho certeza que a Austrália irá revelar bons jogadores, mas eles precisam receber oportunidades", disse neste domingo ao jornal Telegraph. "Nós precisamos construir para o futuro para que os garotos estejam prontos para as Eliminatórias da próxima Copa".

A Austrália também precisará encontrar um novo treinador, já que o holandês Pim Verbeek já avisou que deixará a seleção depois do Mundial. A Austrália está no grupo D, junto com Alemanha, Gana e Sérvia.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host