20/04/2010 - 11h23

Três meses após fraturar a fíbula, Filipe Luís volta a treinar no La Coruña

Das agências internacionais
Em La Coruña (Espanha)

A recuperação de Filipe Luís continua surpreendente. Apenas três meses após fraturar a fíbula, o lateral-esquerdo voltou aos treinos no Deportivo La Coruña nesta terça-feira e planeja disputar algumas partidas da reta final do Campeonato Espanhol. Ele ainda mantém a esperança de ser convocado para a Copa do Mundo-2010.

A comissão técnica do Deportivo tomou precauções com o brasileiro, para evitar o envolvimento do jogador em situações que coloquem em risco sua recuperação. Filipe Luís participou da sessão de exercícios com bola, deu chutes a gol e até disputou um coletivo.

Em janeiro, o lateral fraturou a fíbula direita, com luxação do tornozelo, durante a partida contra o Athletic Bilbao pelo Campeonato Espanhol. Filipe Luís passou por uma cirurgia. Os médicos do Deportivo La Coruña estimaram um período de quatro a seis meses para a recuperação do jogador.

No entanto, o brasileiro realizou intensas sessões de recuperação – ele cumpriu até três séries de exercícios diárias. Em entrevista concedida ao UOL Esporte em fevereiro, Filipe Luís demonstrou confiança em estar na Copa do Mundo-2010.

“Nunca desisti de disputar a Copa do Mundo e tentarei de tudo para participar dela”, disse o jogador na época. Filipe Luís, que havia ganhado algumas oportunidades com Dunga, espera conseguir seu objetivo. O treinador da seleção brasileira divulgará a lista dos 23 jogadores convocados para a Copa em 11 de maio.

"Neste momento, claro, Filipe não tem condições de jogar, mas hoje, quando o treino terminou, ele me perguntou 'não tem mais?'. Ele está muito bem, dado o tempo que ficou afastado por conta da lesão", disse Miguel Ángel Lotina, treinador do Deportivo La Coruña, em entrevista coletiva.

O técnico revelou ainda que o lateral foi aplaudido pelos companheiros de equipe quando disse que treinaria com eles. Lotina pensa na possibilidade de escalar o brasileiro em alguns jogos no fim do Espanhol. "Seria bom que ele atuasse em algumas partidas para que, pensando na próxima temporada, esqueça a lesão, embora ele não esteja completamente bem fisicamente", ressaltou.

Lotina não quis estabelecer uma data para o retorno do brasileiro. "Seria bonito que Filipe jogasse no Riazor ("casa" do La Coruña), mas os médicos e ele definirão os prazos. É preciso esperar a evolução dele. Ele está bem desde o dia seguinte à contusão. Não o vi um segundo sequer para baixo ou em dúvida. Isso ajudou para que a recuperação dele fosse mais rápida", completou o técnico.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host