12/04/2010 - 22h57

Luxa quer Ronaldinho para decidir e Neymar para compor o grupo na Copa

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Depois de explicar que o deixou no banco no Santos, ano passado, para preservá-lo, o técnico Vanderlei Luxemburgo defendeu a convocação de Neymar para compor o grupo da seleção brasileira na Copa do Mundo. Ele acredita, no entanto, que o jovem jogador santista ainda não está preparado para uma decisão. Já Ronaldinho Gaúcho, na opinião do ex-treinador da seleção brasileira, pode ser o jogador para fazer a diferença no Mundial.

“O Neymar pode muito bem completar esse time na Copa do Mundo, porque ele é um jogador como o Ronaldo, como foi o Pelé, precoce, jovem, com potencial e para ele e para o Brasil vai ser fantástico estar com esse jogador, mas não o vejo preparado para substituir um jogador para jogar um jogo final”, afirmou Vanderlei Luxemburgo, em entrevista ao Sportv.

Ele disse que levaria Neymar, não convocaria o também santista Paulo Henrique Ganso e chamaria um meia esquerda, que seria o Alex. “O Ganso vai ter muita coisa pela frente, mas o Alex tem muito mais do que o Ganso e faz a diferença. Mas a preferência é do técnico”, enfatizou o treinador do Atlético-MG.

Para Luxemburgo, é preciso ter um outro jogador que pode decidir. “Seria como o Kaká, o Ronaldo. O trabalho é do Dunga, mas tem de parar esse negócio no Brasil, que não se pode falar, sou técnico de futebol. Uma coisa ética é eu querer o lugar dele, outra coisa é falar de futebol”, observou.

O treinador atleticano contou que na última Copa do Mundo, o técnico Carlos Alberto Parreira lhe telefonou perguntando do Alex e do Rivaldo. “Falei a ele que se fosse eu levava o Alex e o Rivaldo, mesmo se fosse para ficar no banco. São dois jogadores que se precisar em um jogo difícil, resolve o jogo. O Alex entra em campo e mete o cara na cara do gol, o Rivaldo decide o jogo”, lembrou.

Luxemburgo considera que existem atualmente no futebol mundial dois jogadores que os adversários respeitam: Ronaldinho Gaúcho e Messi. “Os adversários dão distância para eles poderem dominar a bola e não vão em cima dele por respeito. No Brasil quem é? O Robinho não é, porque o mundo não respeita ele, com toda a grandeza dele, o Kaká tem essa dificuldade no Real Madri e não consegue. O Ronaldinho as pessoas dão distância para ele”, analisou.

Em sua participação no Programa Bem, Amigos, Luxemburgo defendeu a necessidade de um jogador que seja respeitado. “O Brasil precisa de um jogador que seja respeitado. As grandes conquistas do Brasil você vai pegar Ronaldo Fenômeno, Pelé, Garrincha, Romário. O Ronaldinho Gaúcho, em forma, é o Dunga que vai escolher e o Messi são os dois jogadores que os adversários dão distância”, destacou.

Nem mesmo Ronaldo Fenômeno estaria descartado se Luxemburgo fosse o técnico da seleção brasileira. “Se eu sou técnico vou conversar com o Ronaldo e falar com ele baixa a sua bola, você vai ter um mês de Copa do Mundo para bater todos os recordes e ele em forma não tem ninguém no mundo melhor do que ele”, salientou Luxemburgo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host