09/04/2010 - 18h04

Lippi explica preferência por jogadores experientes na Itália

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Aos 36 anos, Cannavaro, da Juventus, é o jogador <br> mais veterano do grupo de jogadores da Itália

    Aos 36 anos, Cannavaro, da Juventus, é o jogador
    mais veterano do grupo de jogadores da Itália

O técnico Marcello Lippi, da Itália, explicou a preferência para levar jogadores mais experientes à Copa, como Cannavaro, Pirlo e Gattuso, em resposta às críticas sobre a dificuldade de renovação do grupo. Segundo ele, a média de idade elevada não irá prejudicar o desempenho dos atuais campeões do mundo. "Vamos jogar sete jogos em um mês. Se tivéssemos que construir uma equipe para jogar uma temporada, eu faria escolhas diferentes. Não é o caso", disse, em entrevista publicada nesta sexta-feira no jornal La Gazetta dello Sport.

A base do grupo de jogadores que disputaram as Eliminatórias e os últimos amistosos da Itália é formada pela geração que conquistou o título mundial de 2006, na Copa da Alemanha. O mais veterano deles é o zagueiro Cannavaro, de 36 anos. Entre os jogadores de confiança de Lippi, também despontam os veteranos Gattuso, o goleiro Buffon e o zagueiro Grosso, todos com 32 anos, o meia Camoranesi, de 33, e o volante Pirlo, que está com 30 anos.

Mas Lippi também convocou, nos últimos meses, o lateral Zambrotta, de 33, os atacantes Luca Toni, de 32 anos, Iaquinta, de 30, e Di Natale, de 32. Nesta semana, o atacante Francesco Totti, da Roma, falou que ainda pensa na possibilidade de ir à Copa aos 33 anos.

A Itália está no grupo F na Copa do Mundo e irá enfrentar Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia na primeira fase da competição. A estreia está marcada para o dia 14 de junho, contra o Paraguai, na Cidade do Cabo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host