05/04/2010 - 18h30

CBF pondera, mas permite uso do Twitter durante a Copa da África

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decidiu liberar o uso do Twitter durante a Copa do Mundo da África do Sul, que começa dia 11 de junho. Os convocados por Dunga poderão usar o microblog até dentro da concentração. A única restrição feita é para que os jogadores não divulguem assuntos internos.

"Os atletas vão poder postar sem problemas. A única restrição que vamos fazer é de não abordar assuntos internos de dentro da seleção em público. Essa é a mesma recomendação que fazemos aos atletas quando vão se expor em outros meios de comunicação", disse Rodrigo Paiva, assessor da CBF, ao jornal Folha de S.Paulo.

Pelo menos três titulares (Kaká, Luis Fabiano e Gilberto Silva) já escrevem no Twitter. Outros dois candidatos (Ronaldinho e Alex Silva) também utilizam frequentemente o site, que foi desenhado para abrigar uma rede social construída por meio de mensagens via telefone celular - daí a limitação a 140 caracteres para cada texto.

Kaká, que tem mais de 380 mil seguidores, não publica nada em sua página desde que sua mulher Carolina Celico replicou crítica ao treinador do Real Madrid após a eliminação na Liga dos Campeões.

O volante Gilberto Silva é o que mais twitta na seleção, com várias mensagens postadas diariamente. Com mais de 11 mil seguidores, Silva posta, via celular, até do vestiário. Além de comentar sobre as partidas do time, ele gosta de falar a respeito das rotinas de treinos em Atenas e das vitórias do Atlético-MG, seu ex-clube.

Em 2008, o COI (Comitê Olímpico Internacional) impediu os atletas de manterem fotoblogs durante os Jogos de Pequim. Eles também eram proibidos de atualizarem seus sites pessoais com imagens sobre o evento. A regra valia a partir do momento em que o atleta passava a fazer parte da delegação.

Quem violasse a norma estaria sujeito a punições, que incluíam a "retirada da credencial", pena semelhante às de atletas flagrados no antidoping. Na ocasião, não havia uma regulamentação sobre o uso do Twitter, que ainda engatinhava na audiência.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host