31/03/2010 - 10h56

Copa do Mundo-2022 poderia aliviar tensão entre Coreias

Das agências internacionais
Em Seul (Coreia do Sul)

A Coreia do Sul pensa em usar a Copa do Mundo como forma de amenizar o clima tenso com a Coreia do Norte. Caso o país seja o escolhido para sediar o Mundial em 2022, o vizinho receberia algumas partidas do torneio, em uma possível tentativa de aproximação entre as duas nações.

“Organizar a Copa seria uma grande oportunidade não só para o futebol, mas também para a situação internacional em torno da península da Coreia. Planejamos oferecer alguns jogos, talvez dois ou três, que seriam disputados na parte norte da Coreia do Norte”, afirmou Han Sung-joo, presidente da candidatura sul-coreana, em entrevista à agência de notícias Reuters.

Para Han, o esporte, em especial o futebol, ajudaria uma aproximação entre os dois países. “Não sabemos exatamente como estará a situação em 2022. Podemos ser um país unificado ou ainda dividido. De qualquer modo, seria uma boa oportunidade para trazer a Coreia do Norte para a linha de frente no mundo, o que contribuiria para as boas relações entre o norte e o sul”, comentou.

Durante as eliminatórias para a Copa-2010, as duas seleções se enfrentaram, mas sem deixar as polêmicas de lado. Após uma derrota por 1 a 0 para a Coreia do Sul, os norte-coreanos foram até a Fifa para reclamar de um suposto envenenamento de seus jogadores, que tiveram vômito, diarreia e fortes dores de cabeça.

No campo político, a Coreia do Norte sofre uma crescente pressão para que encerre seu projeto nuclear. As duas Coreias disputarão a Copa-2010 - os norte-coreanos são os rivais do Brasil na estreia da competição.

Em dezembro, a Fifa definirá quais serão as sedes das Copas de 2018 e 2022. Inglaterra, Austrália, Japão, Rússia, Estados Unidos, Portugal/Espanha e Holanda Bélgica disputam o direito de organizar o Mundial em 2018 ou 2022. Já Qatar e Coreia do Sul estão na briga apenas para receber o evento em 2022.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host